Modelação e Otimização

Objectivos

As técnicas de otimização baseiam-se em métodos quantitativos, e o objetivo geral é encontrar a forma ideal de conceber e operar um sistema, geralmente em condições de escassez.
Este curso é uma introdução à otimização linear e suas extensões, e será ensinado por exemplo, resolvendo problemas do mundo real das principais áreas funcionais de negócio (finanças, operações, economia de recursos e marketing) com software informático, formulações de otimização e algoritmos. A modelação de problemas destas áreas exigirá que os alunos pensem no que estão a tentar alcançar, quais são os constrangimentos, quais são as variáveis de decisão e como as variáveis de decisão se relacionam tanto com os constrangimentos como com os objetivos problemáticos. A capacidade dos alunos de estruturar problemas complexos e de obter soluções que possam melhorar os seus conhecimentos e capacidade de tomar boas decisões de gestão são as principais competências a desenvolver durante o curso.
O curso começará por enfatizar a formulação de modelos e a construção de modelos, bem como a interpretação das saídas de software. Será dada especial ênfase à ferramenta Solver no Excel®.

Caracterização geral

Código

1307

Créditos

7.5

Professor responsável

Paulo Bárcia

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Precedência obrigatória:

- 1303. Álgebra Linear

Bibliografia

Winston W. (2004). Operations Research, Applications and Algorithms 4th ed; International student edition. South-Western, Cengage Learning. ISBN: 978-0-534- 42362-9.

Luenberger D. and Ye Y. (2008). Linear and Nonlinear Programming. Springer ISBN: 978- 3-319-18841-6.

Resources

Moodle.

Método de ensino


Método de avaliação

Período regular de exame:

Haverá um exame final no valor de 40% da sua nota final. A parte restante da sua nota será atribuída a dois Projetos de Equipa (20%), um exame intercalar (30%) e avaliação das aulas práticas (10%).

Atribuições Individuais: haverá um exame intercalar na data tba e um exame final na data tba. É necessário passar o curso com uma nota mínima de 45% na componente individual.

Atribuição de equipas: para realizar as atribuições de grupo, cada aluno deve trabalhar numa equipa de 5/6 alunos. A primeira atribuição é devida na data a anunciar e a segunda atribuição é devida na data a anunciar (todos os ficheiros devem ser carregados em mau humor). As missões tardias não são aceites.

Aulas práticas: a avaliação das aulas práticas será baseada na participação nas aulas (incluindo a frequência) e nos conjuntos de problemas que os alunos devem entregar.

Período de exame Suppl./Special Resit exame:

Haverá apenas um exame final, na data tba, no valor de 100% da sua nota final.


Conteúdo

1. Introdução à Investigação Operacional

2. Programação Linear

3. Dualidade e Análise de Sensibilidade

4. Problema dos Transportes, Afectação e Transhipmment

5. Programação Inteira

6. Modelos em Redes

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: