Política da Concorrência

Objetivos

O objetivo deste curso é aplicar conceitos e instrumentos microeconómicos às questões da Política de Concorrência. Para além da análise teórica das questões em causa, a atenção será dedicada às questões políticas e às abordagens seguidas na UE. Alguns conhecimentos da teoria da interação do mercado são úteis, mas não existe um curso pré-requisito: alguns modelos IO padrão serão supervisionados no início do curso.

Caracterização geral

Código

2128

Créditos

3.5

Professor responsável

Duarte Brito

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos


Bibliografia

Competition Policy – Theory and Practice, by Massimo Motta, Cambridge University Press, (2004)

Industrial Organization: Markets and Strategies, by Paul Belleflamme and Martin Peitz, Cambridge University Press, (2010)

Industrial Organization: A Strategic Approach, by Jeffrey Church and Roger Ware, Mc-Graw Hill (2000)

Método de ensino

O curso terá uma mistura de sessões ex-cathedra, discussões de classes e questões de resolução de problemas.

Método de avaliação

Exame final – 50% (sem nota mínima necessária). Exame intercalar - 30%
Atribuições – 20%

A participação nas aulas – ajustes de nota final até 2 pontos (para cima ou para baixo) podem ser feitos com base na participação nas aulas. Não é necessário que fale muito nas aulas para satisfazer este critério. Se não puder assistir a palestras regularmente, informe durante a primeira semana.

Atribuições (trabalho individual):
É obrigado a selecionar um país à sua escolha e a fornecer um relatório sumário sobre a sua política de concorrência, de acordo com os pontos detalhados na descrição da atribuição. O objetivo da missão é que se familiarize com a política de concorrência que se aplica a esse país, em comparação com as regras da União Europeia. Tamanho máximo: 4 páginas, 12 pts, arial, 1,5 espaço.
Entregar a atribuição até às 23h59 de 12 de novembro, verificada por data de upload em Moodle (obrigatório).
É-lhe exigido que selecione um caso de fusão a partir de http://ec.europa.eu/competition/elojade/isef/index.cfm?policy_area_id=0, apresentar as partes envolvidas e o tipo de operação e resumir como a CE definiu os mercados de produtos e geográficos relevantes. Tamanho máximo: 2 páginas, 12 pts, arial, 1,5 espaço.
Entregar a atribuição até às 23h59 de 21 de novembro, verificada por data de upload em Moodle (obrigatório).

Conteúdo

Tópicos:
Teoria do Jogo e Modelos Clássicos do Oligopólio.
Poder de mercado e bem-estar.
Definição de mercados relevantes.
Um conluio. A clemência.
Fusões horizontais.
Restrições verticais
Estratégias predatórias.