Pobreza: Conceitos e Desafios

Objetivos

Este curso visa proporcionar aos alunos um amplo conhecimento sobre a pobreza. O foco está nas múltiplas relações entre pobreza e trabalho e mercados habitacionais, composição familiar e escolhas de fertilidade e educação. Isto começa com a medição da pobreza nas seguintes perspectivas: estática, dinâmica, unidimensional e multidimensional, esta última relativa à igualdade de oportunidades e participação cívica. O curso fornece uma compreensão da pobreza, as suas principais causas, e ajuda os alunos a realizar um pensamento crítico sobre como combatê-la. Isto também abrange o básico de programas de apoio de baixa renda. Os estudantes são dotados de instrumentos para avaliar criticamente diferentes programas que visam a pobreza nos países desenvolvidos.

Caracterização geral

Código

2160

Créditos

3.5

Professor responsável

Susana Peralta

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Poverty and Discrimination, by Kevin Lang (2007)

The Economics of Poverty, by Martin Ravaillon (2016)

Trabalhos de pesquisa selecionados e capítulos de livros
RECURSOS

Slides de aulas, todos os materiais relevantes e anúncios disponíveis no Moodle.

Método de ensino

Haverá duas classes de 1 hora e 20 minutos por semana. Para cada tópico, um panorama geral de literatura será dado. A literatura recente será estudada em maior detalhe. Estudos empíricos também serão apresentados, na maioria dos casos, pelos estudantes.

Método de avaliação

Apresentação de um trabalho de pesquisa (30%): a ser feito por grupos de 5-6 (dependendo do tamanho da classe) para a duração de aproximadamente 40 minutos. Durante esta sessão os alunos devem:
(I) mostrar motivação para a questão de pesquisa;
(II) introduzir a relacionada literatura;
(III) apresentar os resultados empíricos;
(IV) fornecer respostas adequadas às perguntas da classe.

-Exame final (70% da nota).

Conteúdo

  • Semana 1
  • Motivação

    Alguma história: o conceito de Pobreza (como a ideia evoluiu através do tempo)

    Conceitos de Economia do Bem-Estar

  • Semana 2
  • Usando inquéritos às famílias para a medição do bem-estar

    Alternativas à medida do bem-estar

    Medir a desigualdade

    Aumento da desigualdade global e nacional

  • Semana 3
  • Linhas de pobreza

    Medir a pobreza

    Pbreza Unidimensional vs Pobreza Multidimensional

    Pobreza estática vs. Pobreza Dinâmica

  • Semana 4
  • Avaliação do impacto

    Política educacional, habilidades não-cognitivas, primeiras intervenções na infância

  • Semana 5
  • Bairros e política urbana

    Políticas de cuidados de saúde

  • Semana 6
  • Intervenções de preços (salários e rendas)

    Políticas de apoio a baixos rendimentos

    Cursos

    Cursos onde a unidade curricular é leccionada: