Teoria do jogo

Objetivos

Este curso apresenta, a nível médio, os conceitos e ferramentas para a análise de situações em que os problemas de decisão de vários intervenientes são interdependentes, e alguns atores possuem mais informação do que outros. As questões típicas envolvem a análise das crenças dos atores ao longo do tempo e o uso estratégico da informação. O foco do curso está num tratamento simples, mas rigoroso, das fundações teóricas e dos conceitos de equilíbrio. Muitas candidaturas são discutidas.

Caracterização geral

Código

2185

Créditos

3.5

Professor responsável

Susana Peralta

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Embora não seja obrigatório, espera-se que os alunos deste curso tenham conhecimento prévio da teoria do jogo: nomeadamente, devem estar confortáveis com os conceitos de Nash Equilibrium e Subgame Perfect Nash Equilibrium. Isto inclui a resolução de jogos de forma estratégica, jogos de forma extensiva e equilíbrio de estratégia mista.



Bibliografia

Martin J. Osborne (2003), An Introduction to Game Theory, Oxford University Press.


RECURSOS.

Slides e outros materiais serão distribuídos através do Moodle.

Método de ensino

A aula reúne-se duas vezes por semana durante 80 min. As aulas contêm tanto a exposição da teoria como as aplicações imediatas. Os alunos vão preparar as aulas com todas as leituras atribuídas, fazer dois conjuntos de problemas para casa e responder a quatro questionários online. Os alunos poderão discutir o conteúdo do curso nos fóruns de Moodle.



Método de avaliação

Exame final (individual) – 45%
O exame está fechado.
Conjuntos de Problemas – 35%

Questionários baseados em moodle - 20%

Além disso, a nota pode aumentar até 1 ponto, com base na participação nas aulas e no compromisso geral do aluno para com o curso, a critério do instrutor.

Conteúdo

Jogos de forma estratégica e equilíbrio de Nash, jogos de forma extensiva e equilíbrio de Nash subjogo-perfeito; Jogos bayesianos e equilíbrio de Bayes-Nash; Jogos dinâmicos, equilíbrio Bayesiano-perfeito e equilíbrio seqüencial; Rastreio, sinalização, concepção de mecanismos e leilões; Teoria cooperativa dos jogos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: