Economia Comportamental avançada e Finanças
Objetivos
Este curso introduz os alunos à teoria da economia comportamental. Este curso não pretende ser uma visão geral abrangente de todo o trabalho teórico no campo, mas irá enfatizar os resultados fundamentais, e fornecer uma introdução à modelação teórica do comportamento irracional. A teoria do jogo será utilizada.
Caracterização geral
Código
2197
Créditos
3.5
Professor responsável
Alexander Coutts
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
A Course in Behavioral Economics by Erik Angner (Second Edition)
Método de ensino
O ensino expandir-se-á nas leituras de cursos necessárias, incluindo artigos relevantes em revistas de economia. Espera-se que os alunos tenham lido as leituras atribuídas e sejam encorajados a participar em discussões de aulas. Haverá duas atribuições individuais que aplicam o material coberto na classe. Haverá um projeto de grupo que exigirá trabalhar numa equipa para propor uma experiência ou estudo baseado em conceitos de economia comportamental.
Método de avaliação
O Exame Final é obrigatório e deve abranger todo o período do curso. O seu peso na nota final pode situar-se entre 30 a 70%. O restante da avaliação pode consistir em participação de turmas, exames intercalares, em provas de aulas, etc. No geral, escrito na avaliação de aulas (exame final, exame intercalar) deve ter um peso de pelo menos 50%.
Trabalhos de casa individuais (2) 15% cada
Projeto grupo (1) 30%
Exame Final (1) 40%
Conteúdo
Os principais tópicos incluem: racionalidade limitada, escolha sob certeza, julgamento sob incerteza, escolha intertemporal e preferências sociais. A experiência anterior com a teoria do jogo é altamente recomendada.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: