Desafios Empresariais Globais / Futuros Negócios
Objetivos
Este curso (Desafios Globais de Negócios) tem por objetivos caraterizar as ameaças e oportunidades enfrentadas pelas empresas em relação ao seu meio ambiente não-mercadológico, ou seja, a evolução da tecnologia, da renda, dos estilos de vida, dos mercados internacionais, das economias emergentes, das políticas do governo, e do comportamento dos diferentes stakeholders da empresa, incluindo os mídia, os ativistas sociais e as partes interessadas internas. Estes diferentes elementos partem do facto de que eles são em grande parte a nível externo da empresa e para além do seu controlo, e do seu impacto sobre o desempenho da empresa, não é facilmente mediada pelos mercados explícitos, ou seja, através de preços ou contratos.
O curso irá contrastar, e estabelecer analogias entre o comportamento das empresas comerciais e do ambiente não-mercadológico, incluindo o comportamento dos atores políticos privados e governos. O ensino contará como ferramenta analítica da gestão e ciência económica, estudos de caso e textos de vídeo, bem como o uso de ilustrações de cinema, a literatura e as formas de expressão artística. Haverá apresentações de profissionais das áreas de relevância para o curso, com o objetivo de consciência dos alunos se motivarem e aumentarem a relevância do ambiente nonmarket das empresas.
Caracterização geral
Código
2583
Créditos
7
Professor responsável
José Manuel Albuquerque Tavares
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
O curso baseia-se principalmente em estudos de caso específicos e uma matriz diversificada de materiais de mídia que serão tornados acessíveis aos alunos.
Método de ensino
O ensino integrará conceitos do gerenciamento e da economia para classificar, analisar e extrair lições de uma variedade de estudos de casos que são ilustrativos de oportunidades no ambiente não mercado. O curso irá combinar ferramentas analíticas e estudos de casos tradicionais com estudos de casos de vídeos e ilustrações da literatura, cinema e outros meios de comunicação. Em termos de métodos de ensino específicos, os alunos serão expostos a um conjunto:
1. Estudos de caso - explorando um conjunto de situações importantes e diversas, desenvolvidas pelas principais escolas de negócios e empresas de consultoria, e proporcionando oportunidade para uma discussão aprofundada de questões complexas sobre a criação de valor futuro;
2. Estudos de caso em vídeo - vídeos curtos, no máximo 15 minutos de duração, que exigem uma resposta imediata e interativa, fornecendo uma situação na vida real onde a argumentação lógica e persuasiva é fundamental;
3. Convocação para conceitos - apresentação clara de conceitos importantes da economia e da gestão que têm uma influência no desenvolvimento de uma estratégia corporativa do não mercado, fornecendo uma sólida base de pensamento claro e lógico para aprofundar insights estratégicos;
4. Exposição empírica - maneiras de usar e analisar dados de forma inovadora e criativa, para extrair valiosas informações estratégicas de provas concretas.
Os alunos serão convidados a formar grupos, a fim de produzir uma estratégia original e valioso futuro para uma empresa real, existente e internacional. O grupo preparará e entregará duas apresentações na aula, de 20 minutos cada. A primeira apresentação será um resumo abrangente da natureza da corporação e atividades e os desafios atuais para o desempenho da empresa; O segundo proporá e defenderá uma estratégia específica de não mercado, concentrando-se numa ou, no máximo, duas questões relevantes não-mercantis futuras.
Cada grupo será convidado a produzir um relatório final escrito, devendo ser entregue até à data do exame (não deve ter mais de 10 páginas). O relatório irá incorporar todas as apresentações de material numa proposta abrangente para uma futura estratégia, específica para a empresa em estudo. Todo o material da aula pode e deve ser usado para formular e apoiar a estratégia de não mercado. O objetivo é fornecer uma estrutura para um ajuste competitivo superior entre a organização e o seu ambiente futuro e não comercial, susceptível de promover o desempenho futuro da empresa.
O projeto do grupo testa a aplicação criativa às corporações reais e situações do mundo real de todas as ferramentas e do pensamento adquiridos na aula. Nas apresentações na sala de aula e no relatório final, os grupos são fortemente encorajados a usar ferramentas padrão de análise de negócios e aplicá-las ao ambiente específico de não mercado da corporação. Estes incluem, mas não se limitam a, análise SWOT - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, Análise PEST - Mudanças Políticas, Económicas, Sociais e Tecnológicas, 5 Forças de Porter, bem como tabelas, gráficos, aplicações estatísticas, fotografia e vídeo Fontes, etc. A criatividade na aplicação destas e de outras ferramentas analíticas será altamente recompensada. As notas são concedidas com base no poder ilustrativo e motivacional, bem como a profundidade no uso de ferramentas analíticas e lógicas.
Método de avaliação
As apresentações em grupo e o relatório final representam 40% da nota do curso. Um exame final irá testar, a nível individual, a compreensão básica dos conceitos e questões abordados no curso, com um peso de 50% na nota final. A participação na aula será responsável por 10% da nota final.
A leitura obrigatória e os estudos de caso devem ser lidos antes da aula. O aluno beneficiará com esta leitura antes do exame final. Estudos de caso em vídeo não requerem preparação prévia.
Conteúdo
Aula 1 E o Futuro?
1. Estudo de Caso - "As Quatro Forças Globais Quebrando Todas as Tendências", Richard Dobbs, James Manyika e Jonathan Woetzel, McKinsey, 2015 "Um Novo Olhar para a Estratégia sob Incerteza: Uma Entrevista", The McKinsey Quarterly, 2008
2. Video Case Study - Ian Goldin "Navegando no nosso futuro global"
3. Leitura obrigatória - "Transformação", capítulo sobre "Perturbação sem precedentes", Boston Consulting Group, 2014
4. Kathleen McLaughlin e Doug McMillon, McKinsey and Company, 2015 "Quatro Princípios para o Mundo Aberto", Don Tapscott, TED conversa sobre "Negócios e Sociedades nas Próximas Décadas" Aula 2 Mercado e não-mercado
1. Estudo de caso
2. Video Case Study - Overture para "The Simpsons" - Ranking de questões não-mercado em economias desenvolvidas e em desenvolvimento. Michael Sandel "Por que não devemos confiar em mercados com nossa vida cívica"
3. Leitura obrigatória - "O que todo CEO precisa saber sobre estratégia de não-mercado", David Bach e David Bruce Allen, Sloan, MIT, 2010
4. Leitura de fundo - "Negócios e seu ambiente", David Baron, Prentice-Hall. Capítulo 1, Ambientes de Mercado e Não-Mercado, e Capítulo 2: Estratégia Integrada. Lisa Gansky "O Futuro do Negócio é o" Mesh "" Aula 3 e 4 Dados e histórias
1. Estudo de caso
2. Video Case Study - "Como os dados vão transformar negócios", Philip Evans, TED fala
3. Leitura exigida - "a matemática surpreendente das cidades e das corporações", Geoffrey ocidental, conversações de TED
4. Leitura de fundo - "As Formas das Histórias", Kurt Vonnegut. "Estamos no controle de nossas próprias decisões?", Dan Ariely, TED fala Aula 5 e 6 Renda e Crescimento
1. Estudo de Caso - A Evolução da Distribuição Mundial de Renda, Xavier Sala-i-Martin "Crescimento Global: A Produtividade pode Salvar o Dia em um Mundo em Envelhecimento?", McKinsey Global Institute, 2015
2. Video Case Study - "O progresso não é um jogo de soma zero", Robert Wright, TED fala
3. Leitura exigida - "Um conto de dois consumidores chineses", Jeff Walters e Youchi Kuo, BCG Perspectives, Boston Consulting Group, 2015
4. Leitura de fundo - "Ascensão da Ásia - Como e Quando", Hans Rosling, TED fala. "Mundo Urbano: Mapeando o Poder Econômico das Cidades", McKinsey, 2011 Aulas 7 e 8 Pessoas
1. Estudo de Caso - "Mundo Urbano: Mapeando o Poder Econômico das Cidades", McKinsey Global Institute, 2011
2. Estudo de Caso de Vídeo
3. Leitura obrigatória - "Crescimento global: a produtividade pode salvar o dia em um mundo em envelhecimento?", McKinsey Global Institute, 2015
4. "Mundo Urbano: Os Consumidores Globais a Vigiar", McKinsey Global Institute, 2016. "Mundo Urbano: Cidades e a Ascensão do Mundo": "Mundo Urbano: Como as Empresas Podem Adaptar-se à Nova Realidade" Consuming Class ", McKinsey Global Institute, 2012 Aula 9 Tecnologia
1. Estudo de Caso - "Fabricando o Futuro: A Próxima Era do Crescimento Global e Inovação", McKinsey Global Institute, 2012
2. Estudo de Caso em Vídeo - "Como serão os Futuros Trabalhos?", Andrew McAfee, TED fala
3. Leitura Requerida - "Os Oito Fundamentos da Inovação", Marc De Jong, Nathan Marston e Erik Roth, McKinsey, 2015
4. "A inovação acelerada: o novo desafio da China", Peter J. Williamson e Eden Yin Sloan Management Review, MIT, 2014 - "Serviço 2020: Megatendências para a Década à Frente", Economist Intelligence Unit. Aulas 10 and 11 Globalização em curso: Comércio, Investimento, Mercados Emergentes
1. Estudo de Caso - "Aproveitando o Poder do Deslocamento de Fluxos Globais", Jacques Bughin, Susan Lund, e James Manyika, McKinsey Global Institute, 2015
2. Video Case Study - Aparições na televisão por Ralph Nader, Youtube
3. Leitura exigida - "Estratégias que se encaixam em mercados emergentes", Taran Khanna, Krishna G. Palepu e Jayant Shina, Harvard Business Review, 2013
4. Leitura de fundo - "O deslocamento de poder global", Paddy Ashdown, conversações de Ted
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: