Investimentos com Impacto

Objectivos

O foco deste curso é introduzir os alunos no tema emergente do Investimento de Impacto. Os estudantes poderão compreender a proposta de valor do investimento de impacto, como o impacto é uma oportunidade económica fundamental impulsionada pelas principais forças do mercado – consumidores, investidores e colaboradores – e como moldará a alocação de capital e económica.
No final do curso, espera-se que os estudantes compreendam como é que a inovação financeira pode ser aplicada para enfrentar os problemas sociais e ambientais mais prementes e estar atento aos diferentes instrumentos de financiamento disponíveis. Isto inclui a aprendizagem de estudos de caso sinuosos em microfinanciamento, obrigações de impacto social, fundos de investimento de impacto e outros mecanismos.
Este curso será liderado por aprendizagens do terreno e apoiadas por fundamentos teóricos. O debate será incentivado em torno de questões sociais como a redução da pobreza, a capacidade comunitária e o desenvolvimento internacional, ao lado de temas contemporâneos, incluindo o desemprego juvenil, os sem-abrigo e a educação. Os alunos receberão informações quantitativas e qualitativas para apoiar estas discussões.
Todos os temas e tópicos serão apresentados através de estudos de caso ao vivo ao lado de uma visão geral da literatura, a fim de ajudar a aprofundar a compreensão do tema e apoiar o trabalho na aula.
O curso está preparado para abraçar uma classe diversificada composta por alunos de diferentes origens académicas e com ou sem experiência de campo. Os estudantes não são obrigados a ter antecedentes financeiros anteriores.

Caracterização geral

Código

2277

Créditos

3.5

Professor responsável

Antonio Jose Sequeira Vilalobos Miguel

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

A literatura sobre cada tema específico será fornecida no início do curso.
Leitura obrigatória: Impact Investment, o coração invisível dos mercados, disponível aqui



Método de ensino

Usaremos diferentes métodos que criam classes dinâmicas e melhoram a aprendizagem a longo prazo real:
palestras do professor e sistema de voto ao vivo para fomentar a discussão
apresentações em classe por praticantes chave no mercado internacional de investimento de impacto que será convidado a partilhar a sua experiência
grupo e trabalho individual em classe extra.

Também usamos exercícios de leitura, debates, vídeos assistindo e discutindo, análise de estudos de caso e atividades interativas que irão aprofundar os conhecimentos adquiridos, permitir a aplicação prática dos conceitos e dar-lhes uma verificação essencial da realidade.


Método de avaliação

O desempenho dos alunos será avaliado através de:
10% - Qualidade da participação nas aulas, preparação de debates e estudos de caso e conclusão de pequenas tarefas entre turmas.
20% - Atribuição individual: A avaliação basear-se-á em: conteúdo (seleção e análise corretas dos tópicos mais importantes da literatura, investigação extra, relevância e fluxo lógico do que é apresentado; como bem é explicado), estrutura, criatividade, formalidades (por exemplo, cumprimento do tempo; manuseamento de fontes)
20% - Atribuição do grupo: A avaliação basear-se-á em: conteúdo (seleção e análise dos tópicos mais importantes da literatura, investigação extra, relevância e fluxo lógico do que é apresentado; como é bem explicado), estrutura, criatividade, formalidades ( por exemplo, o cumprimento do tempo; manuseamento de fontes; trabalho de equipa)
50% - Exame Final Obrigatório com duração de 2 horas


Conteúdo

Uma introdução ao investimento de impacto
A mobilização de capital para o bem público e o papel da inovação financeira na resolução das questões sociais e ambientais
Uma economia convergente: a intersecção entre o sector privado, público e social
Um novo paradigma de investimento: risco, retorno e impacto
Inovação financeira para o impacto – o espectro dos instrumentos financeiros de impacto
O impacto das infraestruturas de mercado de investimento
Criação de um mercado de investimento de impacto – lições do Reino Unido, EUA, Canadá e Europa Continental
Construção de infraestruturas institucionais - estudo de caso ao vivo da Big Society Capital no Reino Unido
Compreender a dinâmica de um mercado de investimento de impacto – impactar investidores, investidores e o sector público
Promoção da prontidão do investimento – aprendizagens do Fundo de Investimento e Prontidão de Contratos do Reino Unido
Inovação financeira para concretizar mudança social
Microfinanciamento – fundamentos teóricos, impacto do microfinanciamento, tecnologias de crédito e estado da arte nas economias desenvolvidas e em desenvolvimento
Títulos de Impacto Social – mudança para financiamento baseado nos resultados, alocação de capital para inovação social, aprendizagens a partir de estudos de caso (Peterborough)
Fundos de Investimento de Impacto – o papel dos instrumentos de equidade e de quase-equidade na construção de organizações sociais resilientes, aprendizagens a partir de estudos de caso ao vivo
Venture Philanthropy – foco no apoio financeiro e não financeiro a longo prazo para construir capacidade dentro de organizações sociais, aprendizagens a partir de estudos de caso ao vivo (Fundação De Capital Privado Impetus)
Impact Finance Innovation – crowdfunding de capitais próprios, instrumentos de quase capital próprio para organizações sociais (acordos partilhados com receitas)
Visão geral mais ampla e tendências de mercado
Tendências de Impact Finance – conceitos emergentes e novos mercados
Big data e analytics para promover a inovação social
Papel do investimento de impacto na resolução de problemas sociais enraizados