Comportamento Organizacional

Objectivos

A cadeira tem como objetivo analisar e discutir as causas e consequências dos comportamentos organizacionais funcionais e disfuncionais. A cadeira introduz os temas principais de psicologia organizacional utilizando uma abordagem de gestão e sugere que todos os gestores são gestores de comportamento organizacional.

Caracterização geral

Código

1206

Créditos

7.5

Professor responsável

Pedro Neves

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos

Precedência obrigatória:

- 1200. Introdução à Empresa

Bibliografia

  • Recomendamos igualmente manuais internacionais em inglês:


  • Nahavandi, A., Denhardt, R., Denhardt, J., & Aristigueta, M. (2015). Organisational Behaviour. California: Sage.

    Luthans, F. (2010). Organizational behavior. New York: McGraw-Hill.

    Clegg, S., Kornberger, M. & Pitsis, T. (2008). Managing and organizations. London: Sage.
    li>Para os alunos que conseguem ler em Português, recomendamos o seguinte livro:

    Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C. & Cabral-Cardoso, C., & Neves, P. (2014). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª edição). Lisboa: RH Editora.

    Método de ensino

  • Método tradicional (conferência)

  • Vídeos educacionais.

  • Clips de filmes.

  • Literatura.

  • Outras formas de arte (pintura, arquitetura ou música)

  • Estudos de caso.

  • Trabalhos escritos.

  • Apresentações de grupo.

  • Exercícios práticos
  • Método de avaliação

    O Exame Final é obrigatório e deve abranger toda a matéria. O peso do exame final deve representar entre 30 e 70%. O restante peso pode incluir participação nas aulas, testes intermédios, e/ou outras provas. No total a avaliação realizada em sala de aula (exame final, teste intermédio) deve ter um peso de pelo menos 50%.

  • Componente Peso Nota Mínima:
  • <
  • 1 Exame 30% 9,5

  • 2 Relatório de grupo 30% 9,5

  • 3 Relatório Individual 30% 9,5

  • 4 Discussão do relatório de grupo 10% (se o/a aluno/a faltar à apresentação, reprovará à disciplina; se não responder à questão colocada, terá 0)

  • NOTA IMPORTANTE: Cada aluno terá de ter a nota mínima de 9.5 em cada um dos parâmetros para conseguir concluir a cadeira com sucesso.

    Conteúdo

    Tema 1. Introdução / História do comportamento organizacional, tendências e desafios

    Tema 2. Personalidade, percepções e atribuições

    Tema 3. Satisfação, motivação e compromisso

    Tema 4. Emoções e stress

    Tema 5. Processos grupais e de equipa

    Tema 6. Liderança

    Tema 7. Trocas sociais: justice, apoio e confiança

    Tema 8. Poder e política nas organizações

    Tema 9. Estrutura e estratégia organizacionais

    Tema 10. Cultura organizacional

    Tema 11. Mudança organizacional

    Tema 12. Organizações tóxicas e Comportamento organizacional positivo

    Tema 13. Apresentações de grupo, avaliação da cadeira e discussão da estrutura do exame.

    Cursos

    Cursos onde a unidade curricular é leccionada: