Seminário de Gestão

Objectivos

O Seminário de Gestão pretende oferecer uma visão global das diversas áreas de Gestão, ajudando os alunos a integrarem as diferentes disciplinas a nível de Licenciatura. Também pretende aproximar os alunos da realidade empresarial através da análise de estudos de caso, discussões com gerentes e técnicos e desenvolvimento de Planos de Negócios.

Caracterização geral

Código

1213

Créditos

7.5

Professor responsável

João Silveira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Precedência obrigatória:

- 1200. Introdução à Empresa

Bibliografia

General Management:

Daft, R.L. & Samson, D. (2009) - Management. NY: The Dryden Press
Strategy:

Grant, R.M. (2005) - Contemporary Strategy Analysis. Oxford: Blackwell Publ.
Marketing:

Kotler, P. & Keller, K. (2007) - Marketing Management. NJ.: Pearson Prentice Hall
Operations:

Chase, R., Jacobs, F, & Aquilano, N. (2006) - Operations Management for Competitive Advantage.

Boston: McGraw-Hill
HR:

Noe et al. (2010) - Fundamentals of Human Resource Management. Boston: McGraw-Hill

Método de ensino

12 palestras - de 160 minutos cada 12 aulas que abrangem um tópico por aula (combinando "tópicos quentes" estruturados estruturados estrutural, funcional e de gestão) aulas estruturadas em duas partes:

1) apresentação do tema com exemplos de negócios da vida real com discussão e

2) atribuição individual (não em todos os casos) aulas) Haverá 10 minutos em cada aula, no entanto o momento da pausa dependerá de cada docente

12 sessões práticas 80 minutos cada uma liderada pelo Assistente Docente

Método de avaliação

A avaliação do curso será composta por avaliação individual e de grupo.
Período regular de exame:
Indivíduo: (60%)
Durante cada aula teórica, o docente irá informar os alunos se haverá uma atribuição escrita ou não.
Número de relatórios teóricos de aulas apresentados - 5%
Os relatórios devem ser submetidos através do Moodle até às 16h do dia da palestra. Falta de entrega de 3 relatórios teóricos ainda permite a nota completa neste componente.
Conteúdo dos relatórios teóricos das aulas – 10%
Os Ats escolherão 2 relatórios teóricos (relatório máximo de 1 página, com aproximadamente 400 palavras) a avaliar (um das primeiras 6 classes teóricas e o outro das últimas 6 classes teóricas). Esperamos publicar os graus do primeiro relatório até meados de abril e o segundo relatório até 28 de maio.
Participação nas aulas (aulas práticas) – 10%
Exame – 35%
O exame terá múltiplas perguntas de escolha e um estudo de caso para analisar sobre todos os tópicos abordados nas aulas.
Os professores teóricos têm a possibilidade de discriminar positivamente os alunos (na componente individual) até 2 pontos com base na participação relevante nas aulas.
Grupo: (40%)
Os grupos devem ser compostos por 4/5 alunos da mesma classe prática e devem ser formados até ao final da primeira aula prática.
Apresentação de estudo de caso - 15%
Cada grupo é obrigado a apresentar um estudo de caso. A apresentação deve ser submetida através de Moodle antes da aula prática. Cada grupo pode indicar a sua preferência de estudo de caso na primeira classe prática. A atribuição a estudos de caso será feita numa base de primeiro a chegar primeiro.
Relatório de estudo de caso - 15%
Cada grupo será atribuído a um segundo estudo de caso (diferente daquele que apresentarão) para fazer um relatório escrito sobre o mesmo (máximo de 2 páginas, aproximadamente 1200 palavras), que deve ser submetido através da Moodle antes da aula prática em que esse caso será apresentado.

Desafio de apresentação de estudo de caso - 10%
Cada grupo será alocado a um terceiro estudo de caso (diferente daquele que apresentarão e prepararão um relatório) para desafiar o grupo de apresentação, trazendo novas perspetivas e ideias para a mesa durante a discussão em sala de aula. Isto não implica a submissão de qualquer entrega.
Dependendo do tamanho de cada classe prática, alguns grupos podem ter de repetir um dos componentes acima referidos, com a possibilidade de aumentar a sua nota nessa componente específica. Isto será discutido na primeira semana das aulas práticas.
A nota total de grupo (40%) será ponderado pela avaliação dos pares. No final do semestre, cada grupo avalia todos os membros do grupo distribuindo entre eles um determinado número de pontos. Esta será uma forma de discriminar (positivo ou negativo) a nota dentro dos membros do grupo.
A avaliação por pares (se entre 5 e 15) afeta até +/-2 pontos numa escala de 20 pontos. Para um grupo de 5 elementos, os cálculos para avaliação por pares são os seguintes:
Grau de trabalho em grupo combinado + 2 * (avaliação individual dos pares - 10) / 5
Exemplo: grau de grupo combinado = 15; avaliação individual dos pares = 12
15 + 2 * (12-10)/5 = 15,8 seria a nota final para a componente de trabalho em grupo.
Publicaremos as notas do trabalho de grupo até 25 de maio, e a nota final com avaliação pelos pares 2 dias antes do exame.
Em caso de plágio, cada caso será analisado individualmente e será imposta uma penalização severa.
Período de exame de resit:
Os alunos devem seguir a mesma avaliação que por período regular de exame (ver acima). Dependendo do número de alunos no Período de Resit, a estrutura do exame pode ser diferente (por exemplo, o estudo de caso pode ser discutido oralmente em vez de escrito).
Melhoria de grau no período regular:
Os alunos devem seguir a mesma avaliação que por período regular de exame (ver acima).
Melhoria de grau no período de resit:
Os alunos devem seguir a mesma avaliação que por período regular de exame (ver acima). Dependendo do número de alunos no Período de Resit, a estrutura do exame pode ser diferente (por exemplo, o estudo de caso pode ser discutido oralmente em vez de escrito).


Conteúdo

O seminário abrangerá o mais recente pensamento em gestão, tanto em tópicos funcionais (estratégia, marketing, etc.) como em temas quentes (por exemplo, análises avançadas)



Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: