Economia da Educação

Objectivos

O objetivo deste curso é aplicar conceitos e instrumentos económicos para a análise de questões atuais da Política de Educação. O curso combina teoria económica (a nível micro e macro) com alguma econometria e literatura institucional para tratar de problemas de educação. Além da teoria e da análise empírica das questões envolvidas uma atenção especial será dedicada a questões políticas. O curso é sobre os níveis primários e secundários da educação.

Caracterização geral

Código

2134

Créditos

3.5

Professor responsável

Ana Maria S. Balcão Reis Peão da Costa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Bibliografia

Principais referências:
Machin, S. e Anna Vignoles (eds), What's the Good of Education?, Princeton University Press, 2005
Daniele Checchi, The Economics of Education, Cambridge University Press, 2006
Johnes and Johnes (eds), Manual Internacional de Economia da Educação, Edward Elgar Publishing Ltd, 2004
Referência geral:
Hanushek, Machin e Woessman (eds), Manual sobre economia da educação, vol. 3, North-Holland, 2011


Método de ensino

Há duas aulas por semana, de 1h20m. São sobretudo palestras, mas também incluem apresentações de alunos. Os slides usados na aula são publicados no Moodle. Espera-se que os alunos olhem para isto antes das aulas.

Método de avaliação

A classificação terá em conta os seguintes elementos:

Respostas individuais a 2 questionários (15 a 20 minutos cada). Estes testes serão resolvidos nas aulas (datas: tbd). Peso na pontuação final: 15%
Um cartaz, a ser feito por grupos de 3 ou 4 alunos, apresentando os sistemas educativos de diferentes países. Mais detalhes sobre Moodle.
Data de entrega: tbd Peso na pontuação final: 10%
Apresentação oral de um trabalho: (15 a 20 minutos) a ser feito em grupos de 3 ou 4 alunos. Os trabalhos a apresentar serão escolhidos pelos alunos de uma lista disponibilizada em Moodle. Além disso, cada grupo comentará a apresentação de outro grupo.
Apresentação oral (e PPT): 15%; Comentários: 5%.

Exame final (data: tbd) — contribui para a nota final com um peso de 55%. A nota mínima é 8.

Os grupos para as atribuições 2 e 3 têm de incluir estudantes de pelo menos 2 nacionalidades.

Conteúdo

Introdução: a relevância da educação.
Qual é o bem da educação?
Checchi, Ch 1

Procura de educação: a decisão económica de investir na educação, na teoria do capital humano, nos constrangimentos ao crédito, na educação como sinal
Checchi, Ch 2 e 3 (Secção 1)
Manual Internacional sobre Economia da Educação, Ch. 2
Extra: Gary Becker Nobel Prize Lecture, "The Economic Way of Looking to Behavior" Journal of Political Economy, 1993
Regresso à educação; Questões metodológicas sobre a estimativa dos retornos sobre a educação
Qual é o bem da educação?
Checchi, Ch 6.6 e 6.7
Manual Internacional sobre Economia da Educação, Ch. 1

A função de produção educativa:
a relevância da educação na primeira infância
a eficiência do aumento dos recursos aplicados na educação
a relevância do tamanho da classe e dos efeitos dos pares para o sucesso,
o impacto dos professores nos resultados educativos.
Checchi, Ch 4
Todd, Petra E., e Kenneth I. Wolpin. "Na especificação e estimativa da função de produção para realização cognitiva." O Jornal Económico 113.485 (2003): F3-F33.
Duflo, Esther, Pascaline Dupas e Michael Kremer. "Efeitos de pares, incentivos aos professores e o impacto do rastreio:
Provas de uma avaliação aleatória no Quénia." A American Economic Review 101.5 (2011).
Manual Internacional sobre Economia da Educação, Ch. 9
Hanushek, Eric A., & Ludger Woessmann, A Economia das Diferenças Internacionais na Realização Educacional no Manual da ECONOMIA DA EDUCAÇÃO, VOL. 3, CAPÍTULO 2 (PRINCIPALMENTE SECT. 4 )

Financiamento da educação: eficiência relativa e equidade das opções entre sistemas privados e públicos (vouchers, subsídios, empréstimos).
Checchi, Ch 5
Manual Internacional sobre Economia da Educação, Ch. 7