Microfinanças

Objectivos

O foco deste curso é apresentar aos alunos o tema emergente do Investimento Social. Os alunos deverão ser capazes de compreender a proposição de valor do investimento social e como ele é posicionado na economia convergente, que fica na interseção central entre os setores privado, público e social.

Caracterização geral

Código

2161

Créditos

3.5

Professor responsável

António José Sequeira Miguel

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

A literatura sobre cada tópico específico será fornecida pelo início do curso.
Leitura obrigatória:

Social Impact Investment: o coração invisível dos mercados, disponível em

http://socialimpactinvestment.org/reports/Impact%20Investment%20Report%20FINAL[3].pdf

Método de ensino

Nós usamos diferentes métodos que criam aulas dinâmicas e melhoraram a aprendizagem real de longo prazo: palestras com o professor em sala de aula, apresentações de profissionais-chave no mercado internacional e do investimento social que serão convidados a partilharem a sua experiência, o grupo e o indivíduo no mercado de trabalho. Também usamos exercícios de leitura, debates, vídeos observando e discutindo, a análise de casos e atividades interativas que vão aprofundar os conhecimentos adquiridos, permitirão a aplicação prática dos conceitos e dar-lhes-á uma verificação da realidade essencial.

Método de avaliação

O desempenho do aluno será avaliado através de:
10%- Qualidade da participação nas aulas, preparação para debates e estudos de caso, análise e conclusão de pequenas tarefas entre as classes.
20%- Trabalho individual: A avaliação será baseada em: conteúdo (correta seleção e análise dos temas mais importantes da literatura, a pesquisa extra, relevância e fluxo lógico do que é apresentado; o quão bem ele é explicado), a estrutura, a criatividade, formalidades (por exemplo, conformidade com o tempo de manuseamento das fontes);
20%- Trabalho de grupo: A avaliação será baseada em: conteúdo (seleção e análise dos temas mais importantes da literatura, a pesquisa extra, relevância e fluxo lógico do que é apresentado; o quão bem ele é explicado), a estrutura, a criatividade, formalidades (por exemplo, conformidade com o tempo; manipulação de fontes; trabalho em grupo);
50%- Exame Final obrigatório com duração de duas horas.

Conteúdo

  • Uma introdução ao Investimento Social

  • A infra-estrutura do mercado de investimento social

  • Inovação financeira para promover mudanças sociais

  • Panorama geral e tendências do mercado