Métodos numéricos e Matlab

Objectivos

O objetivo dos Métodos Numéricos e do Matlab é introduzir uma linguagem de programação para resolver problemas na Economia e finanças. Utilizamos o Matlab, uma linguagem de programação com uma variedade de aplicações e utilizada em instituições como bancos centrais e bancos de investimento.

Caracterização geral

Código

2172

Créditos

3.5

Professor responsável

Andre C. Silva

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Além de notas de classe e slides, utilizamos as seguintes fontes:
Attaway, Stormy (2016). Matlab: Uma Introdução Prática à Programação e Resolução de Problemas, 4º Ed. Butterworth-Heinemann.
Moler, Cleve (2004). Computação Numérica com Matlab. Livro online. Para descarregar um PDF do livro, procure o blog de Cleve Moler no site da Mathworks.

Também usamos material de:
Brandimarte, Paolo (2006). Métodos Numéricos em Finanças e Economia: Uma Introdução Baseada no Matlab. Nova Jersey: Wiley.
Judd, Kenneth (1998). Métodos Numéricos em Economia. Cambridge, MA: MIT Press.

Os livros com * são especialmente relevantes para o curso. Começamos por Attaway. Seguimos Moler para os tópicos sobre métodos numéricos. Também é interessante descarregar o PDF Matlab Primer, disponível no site da Mathworks. Siga-o ao lado da janela de comando com o Matlab aberto.

Brandimarte e Judd são livros mais avançados. Usamos alguns tópicos particulares. Encontrará outras referências e ligações ao material relacionado com o curso de Moodle.
Licenciamento: Mathworks tem licenças de estudante disponíveis pelo preço de um livro. Pode utilizar esta licença para descarregar o Matlab para o seu caderno ou ambiente de trabalho. Também pode encontrar uma cópia do Matlab nos laboratórios de computador estoque da Nova SBE. Também pode seguir o curso usando Octave. O Octave é um software gratuito que tem a maioria das suas funções compatíveis com o Matlab.



Método de ensino

Temos sermões para cobrir o material. Escrevemos programas durante o curso para resolver problemas. Adicionamos mais complexidade aos problemas à medida que avançamos e trabalhamos ferramentas específicas do Matlab. Espera-se que cubra os slides após as aulas com mais detalhes para escrever códigos adicionais. A prática da escrita de códigos também será feita com conjuntos de problemas.

Método de avaliação

A avaliação é composta por um exame final, conjuntos de problemas e participação nas aulas. No exame final, terá de escrever um código Matlab para resolver um problema.
Os conjuntos de problemas são uma parte importante do curso. Terá de escrever um programa ou uma função para resolver problemas usando o Matlab. Os conjuntos de problemas devem ser feitos em grupos de dois.
Teremos cinco conjuntos de problemas. Vou considerar as notas dos seus melhores quatro conjuntos de problemas. As datas de vencimento são no Moodle. Faça upload das suas soluções para os conjuntos de problemas através do Moodle.
A nota da participação na aula baseia-se na sua participação em discussões de classes: como responde a perguntas, que perguntas faz, quão atento está e assim por diante. Para permitir que tome nota da sua participação, é importante que apareça com a sua etiqueta de nome.

Exame Final (agendado pelo departamento): TBA

A nota final é calculada por 0,7×Final + 0,2×Conjuntos de Problemas + 0,1×Classe Participação.


Conteúdo

Cobrimos primeiro os blocos de construção de linguagens de programação, como trabalhar com se declarações, para loops e funções. Cobrimos então problemas numéricos, tais como métodos para resolver equações (descoberta de raiz), sistemas de resolução de equações lineares, otimização e a simulação de números aleatórios.