Estratégia Digital e Transformação 

Objectivos

Este curso surge da necessidade que eu (David) identifico ao trabalhar com várias empresas líderes no mundo, de pessoas que entendem o que
está acontecendo com o mundo. A sociedade vai mudar mais dramaticamente nos próximos 10 anos do que nos 30 anteriores. Estamos em uma 4ª revolução industrial, baseada em dados e tecnologia. Mesmo assim, a maioria das empresas e pessoas não percebeu isso. Estima-se que durante os próximos 15
anos, 60% dos empregos atuais desaparecerão e 50% das atuais empresas da Fortune 500 serão substituídas por outras empresas.
O que você vai fazer a respeito? Como você vai se preparar e se preparar para as empresas para as quais trabalha?
Este curso visa conscientizar os alunos sobre o que está acontecendo (e já está acontecendo) no mercado, porque está acontecendo, é
implicações e como preparar suas carreiras e suas empresas para isso. Abordaremos as maiores tendências e tecnologias que moldam nosso
presente e futuro. Os alunos irão se familiarizar com o básico sobre como transformar uma empresa para os novos desafios que se avizinham, começando em si próprios e os principais gatilhos para a transformação.
Este curso também mostra o panorama do digital em nossa sociedade e ajuda o aluno a enquadrar o conhecimento de outros cursos no digital (você
aprenda por que o termo digital deve ser interrompido para ser usado em breve, mas não temos outro melhor ainda).
E, claro, estamos em um período de COVID e de pandemia. Como isso impactou sua vida e impactará o mundo nos próximos anos?


Caracterização geral

Código

2480

Créditos

3.5

Professor responsável

David Bernardo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Artigos pelo professor, podem ser encontrados em:
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/david_bernardo.html
TEDx Talk by professor:
https://www.youtube.com/watch?v=c6N-_zTZ-0Y

Biografia recomendada:
Sapiens, Yuval Noah Harari
The knight in rusty Armor, Robert Fisher
AI Super powers, Kai-Fu Lee
Billion dollar brand club, Lawrence Ingrassia
Elon Musk, Ashlee Vance
Platform revolution, Geoffrey Parker

Os slides das aulas são um suporte no processo de aprendizagem mas não são suficientes para o estudo para um exame. Os alunos devem assistir às aulas, tomar atenção às aulas e tirar os apontamentos adequedos.
Estar PRESENTE na aula deverá ser suficiente para se prepararem para o teste.

Método de ensino

A experiência às vezes pode ser menos tradicional quando comparada a outros cursos e não para todos. Vários dos tópicos discutidos em aula
ainda não tenho respostas exatas, pois abordam questões atuais e futuras, e o objetivo é conscientizar e discutir sobre elas (inteligência artificial, etc). Não podemos mudar o mundo sem mudar a nós mesmos, você será convidado a deixar sua zona de conforto, de forma pessoal. O objetivo disso é fazer você se sentir desconfortável e enfrentar seus medos e, com sorte, superá-los.
A aula é sobre interação: professor para alunos, alunos para professor e alunos para alunos. Esta aula deve fazer você pensar e
aprenda a pensar sobre o que está por vir. Não existe uma fórmula secreta, assim como não existem fórmulas secretas no mundo real. Os alunos serão responsáveis ??por apresentar em grupo uma tendência tecnológica chave aos seus colegas como parte do processo de aprendizagem.
Artigos, vídeos e conferências recentes e atuais serão discutidos.
As aulas são obrigatórias e as faltas injustificadas (apenas causas principais) refletirão na avaliação. Faltando duas classes sem uma grande força a justificação resulta no fracasso do curso. A pontualidade para as aulas será garantida.
O feedback qualitativo anterior vai desde "O professor é apaixonado e experiente". Um dos melhores ou segundos melhores cursos que levei da minha vida como professor não é tão agradável quanto se pensa.

Método de avaliação

- 35% - Exame escrito (individual)
- 30% - Artigo do setor final e postagem no blog (grupo)
- 35% - Participação nas aulas e contribuição para trabalhos escritos (individuais e em grupo)

Haverá dever de casa atribuído em algumas aulas. O dever de casa é entregue na noite antes da aula e visa fazer com que os alunos tentem resolver
os problemas antes de obterem a solução. O trabalho de casa é classificado da seguinte forma (20 "Foi acima do exigido"; 15 "Fez o que era exigido"; 10 "Apresentou parte do que era necessário"; 5 "esforço mínimo"; 0 (não apresentou o dever de casa ou o que era necessário). Participação nas aulas e os trabalhos de casa são avaliados em conjunto, e a avaliação detalhada de cada componente não estará disponível.
Os alunos são avaliados de acordo com sua contribuição para o desenvolvimento da aula. Devido à curta duração do curso não haverá avaliação
feedback durante o curso.

As apresentações só são disponibilizadas após as aulas.

Uma nota inferior a 10 em 20 no exame resultará em reprovação no curso.

Não há revisão individual da classificação dos trabalhos de casa.


Conteúdo

Principais conceitos digitais:
Transformação e mudança pessoal
Estratégia e transformação digital
As principais tendências tecnológicas e seu impacto na sociedade como um todo
O impacto da tecnologia na sociedade
Abordagem 360º para questões sociais