Métricas

Objetivos

Esta unidade curricular apresentará aos alunos uma estrutura de medição do impacto social. Introduzirá conceitos que
serão explorados em cursos subsequentes, nomeadamente sobre causalidade, avaliação e análises de custo-benefício.
Abordaremos técnicas de medição, com ênfase quantitativa. Vamos envolver-nos na revolução do big data.
Após a conclusão desta unidade, os alunos deverão ser capazes de:
A.Conhecimento e entendimento
•Compreender a importância de medir o impacto social.
•Apreciar os conceitos de causalidade e teoria da mudança.
•Conhecer a estrutura básica de custo-benefício da análise de políticas.
•Reconhecer as diferentes possibilidades de medir o impacto social.
B.Habilidades Específicas do Assunto
•Aplicar o conceito de teoria da mudança, a estrutura do custo-benefício e a infinidade de métodos de medição de impacto
social, caso-a-caso.
C.Habilidades Gerais
•Entender com confiança como é organizada a estrutura de medição do impacto social.

Caracterização geral

Código

67893

Créditos

3.5

Professor responsável

Pedro Vicente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Gugerty, Mary Kay, and Dean Karlan (2017), The Goldilocks Problem, Oxford University Press;
Wheelan, Charles (2014), Naked Statistics, Norton;
Angrist, Joshua D., and Jörn-Steffen Pischke (2015), Mastering ‘Metrics, Princeton University Press;
Boardman, Anthony E., David H. Greenberg, Aidan R. Vining, and David L. Weimer (2018), Cost-Benefit Analysis: Concepts
and Practice, Cambridge University Press;
Sunstein, Cass R. (2018), The Cost-Benefit Revolution, MIT Press;
Fowler Jr., Floyd J. (2013), Survey Research Methods, Sage Publications;
Martin, Paul (2008), Measuring Behaviour: An Introductory Guide, Cambridge University Press;
Chang, Ann Mei (2019), Lean Impact: How to Innovate for Radically Greater Social Good, Wiley;
MacLaughlin, Steve (2016), Data Driven Nonprofits, Saltire Press;
Gneezy, Uri, and John List (2013), The Why Axis: Hidden Motives and the Undiscovered Economics of Everyday Life,
PublicAffairs;

Método de ensino

Ocorrerão duas aulas de 1 hora e 20 minutos por semana, com base em slides. Para cada tópico, será fornecida uma visão
geral. Casos de estudo serão estudados com mais detalhes, nomeadamente através de apresentações realizadas pelos
alunos.

Método de avaliação

AVALIAÇÃO
Apresentação de um Caso de Estudo de medição de impacto (40% da nota): A ser realizado em grupos (tamanho específico,
dependendo do tamanho da turma), com duração de aproximadamente 45 minutos (apresentação de 30 minutos, discussão
de mais de 15 minutos).
Exame final (60% da nota).
A participação na aula é levada em consideração em casos pontuais: todos os alunos devem ler os casos com antecedência
e comentar as apresentações durante a aula.

Conteúdo

A unidade curricular irá começar com a discussão sobre a importância da medição do impacto social. Introduzirá a ideia de
causalidade e teoria da mudança. A seguir, será apresentada uma primeira análise da análise de custo-benefício,
fundamentada na Economia. Em seguida, abrangerá diferentes técnicas de medição, incluindo métodos de pesquisa e
observação. Por fim, relacionará a medição com a disponibilidade de big data e discutirá o conceito de lean data.