Gestão aplicada a novas empresas

Objetivos

• Discutir a estrutura das new ventures;
• Explorar as responsabilidades e os desafios que as new ventures enfrentam durante seu desenvolvimento;
• Discutir a eficácia das práticas de gestão para enfrentar os novos desafios;
• Avaliar criticamente o impacto das práticas de gestão no desempenho das new ventures.

Caracterização geral

Código

67895

Créditos

3.5

Professor responsável

Pedro Neves

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Kuratko, D., J. Hornsby. 2009. New Venture Management: The Entrepreneur’s Roadmap. Pearson Prentice Hall, Upper Saddle
River, NJ.

Método de ensino

Esta unidade curricular consiste em aulas de 3 horas por semana e reuniões de feedback com os grupos.
As metodologias de ensino utilizadas são palestras (exposição), discussões de estudos de caso e oradores convidados
para partilha de experiências reais.

Método de avaliação

AVALIAÇÃO
Exame final: 35%
Participação individual: 10%
Trabalho de grupo: 45%
Apresentação final: 10%

Conteúdo

Sessão 1 - New Ventures versus organizações estabelecidas
Sessão 2 - New Ventures: responsabilidade de inovação e pequenez
Sessões 3 e 4 - Gerir novos empreendimentos: gestão do crescimento
Sessões 5 e 6 - Gerir novos empreendimentos: novas abordagens

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: