Percurso Empreendedor
Objetivos
A. Conhecimento e compreensão
• Entender o que constitui uma ideia de negócio
• Identificar agressores/agressões e desenvolver estruturas de ação para os gerir
• Refletir sobre o processo de tomada de decisão na resolução de problemas
• Compreender a influência dos estilos de liderança no desempenho empresarial
B. Competências Específicas
• Identificar ideias de negócios
• Criar estratégias eficazes para o gerir o stress e equilíbrar vida profissional e pessoal
• Desenvolver estruturas de tomada de decisão para resolver problemas complexos
• Adaptar estilos de liderança aos desafios
C. Competências Gerais
• Desenvolvimento pessoal
• Dinâmica de grupos e gestão de conflitos
Caracterização geral
Código
67896
Créditos
3.5
Professor responsável
Avelino Miguel da Mota de Pina e Cunha
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Cunha, M.P., Rego, A., Simpson, A. & Clegg, S. (2019). Positive Organizational Behavior. London: Routledge.
Smith, W. K. & Lewis, M. W. (2011). Toward a theory of paradox: A dynamic equilibrium model of organizing. Academy of
Management Review, 36(2), 381-403.
Brown, T. (2009). Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. Harper
Business.
Sawyer, R. (2012). Explaining Creativity: The Science of Human Innovation. Oxford University Press, NY
Knapp, J.; Kowitz, B.; Zeratsky, J.(2016). Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days. Simon &
Schuster, CA.
Wiklund, J.; Graham, C.; Foo, M.; Bradley, S.; Shir, N.; Nikolaev, B. (2019) Entrepreneurship and well-being: Past, present,
and future. Journal of Business Venturing, 34 (4), 579-588
E. Jennings, J.; S. McDougald, M. (2017). Work-family interface experiences and coping strategies: Implications for
entrepreneurship research and practice. Academy of Management Review 36
Método de ensino
sta unidade foi desenvolvida para ser altamenta interativa, numa abordagem de "sala de aula invertida".
Os alunos devem ler os artigos recomendados (pré-leitura) antes da aula.
Os alunos aprenderão fazendo, experimentando, através da dinâmica individual e de grupo.
Método de avaliação
A avaliação deste curso é baseada na participação.
A presença é obrigatória e pelo menos 80% da participação nas aulas é necessária para aprovação.
Conteúdo
O curso é composto por 4 módulos, cada um correspondendo a um tópico, como segue:
Módulo 1: Design Thinking
Módulo 2: Bem-estar e gestão de stress
Módulo 3: Coaching
Módulo 4: Liderança
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: