Percurso Empreendedor

Objetivos

A. Conhecimento e compreensão
• Entender o que constitui uma ideia de negócio
• Identificar agressores/agressões e desenvolver estruturas de ação para os gerir
• Refletir sobre o processo de tomada de decisão na resolução de problemas
• Compreender a influência dos estilos de liderança no desempenho empresarial
B. Competências Específicas
• Identificar ideias de negócios
• Criar estratégias eficazes para o gerir o stress e equilíbrar vida profissional e pessoal
• Desenvolver estruturas de tomada de decisão para resolver problemas complexos
• Adaptar estilos de liderança aos desafios
C. Competências Gerais
• Desenvolvimento pessoal
• Dinâmica de grupos e gestão de conflitos

Caracterização geral

Código

67896

Créditos

3.5

Professor responsável

Avelino Miguel da Mota de Pina e Cunha

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Cunha, M.P., Rego, A., Simpson, A. & Clegg, S. (2019). Positive Organizational Behavior. London: Routledge.
Smith, W. K. & Lewis, M. W. (2011). Toward a theory of paradox: A dynamic equilibrium model of organizing. Academy of
Management Review, 36(2), 381-403.
Brown, T. (2009). Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. Harper
Business.
Sawyer, R. (2012). Explaining Creativity: The Science of Human Innovation. Oxford University Press, NY
Knapp, J.; Kowitz, B.; Zeratsky, J.(2016). Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days. Simon &
Schuster, CA.
Wiklund, J.; Graham, C.; Foo, M.; Bradley, S.; Shir, N.; Nikolaev, B. (2019) Entrepreneurship and well-being: Past, present,
and future. Journal of Business Venturing, 34 (4), 579-588
E. Jennings, J.; S. McDougald, M. (2017). Work-family interface experiences and coping strategies: Implications for
entrepreneurship research and practice. Academy of Management Review 36

Método de ensino

sta unidade foi desenvolvida para ser altamenta interativa, numa abordagem de "sala de aula invertida".
Os alunos devem ler os artigos recomendados (pré-leitura) antes da aula.
Os alunos aprenderão fazendo, experimentando, através da dinâmica individual e de grupo.

Método de avaliação

A avaliação deste curso é baseada na participação.
A presença é obrigatória e pelo menos 80% da participação nas aulas é necessária para aprovação.

Conteúdo

O curso é composto por 4 módulos, cada um correspondendo a um tópico, como segue:
Módulo 1: Design Thinking
Módulo 2: Bem-estar e gestão de stress
Módulo 3: Coaching
Módulo 4: Liderança

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: