Empreendedorismo com Impacto
Objetivos
A. Conhecimento e Compreensão:
Demonstrar compreensão dos conceitos, teorias e ferramentas ensinadas na Gestão de organizações sem fins lucrativos.
B. Competências específicas:
Estar familiarizado com as características únicas do setor sem fins lucrativos, e como elas influenciam as decisões
tomadas pelos gestores em relação a recursos humanos, marketing, sustentabilidade financeira e outros aspectos das
atividades do setor sem fins lucrativos.
C. Competências gerais:
Reforçar as capacidades de análise e de pensamento crítico, bem como as aptidões de comunicação necessárias para
identificar, analisar e avaliar soluções para os desafios encontrados no setor sem fins lucrativos
Caracterização geral
Código
67897
Créditos
7
Professor responsável
Miguel Martins
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Bornstein, D. (2007), How to change the world: social entrepreneurs and the power of new ideas, Oxford Univ. Press.
Casadesus-Masanell, R. and Ricart, J. (2007), “Competing though business models”, IESE Business School.
Casadesus-Masanell, R. and Ricart, J. (2008), “Competing though business models: Business model evaluation – analysis in
interaction”, Harvard Business School Press.
Elkington, J. and Hartigan, P. (2008), “The Power of Unreasonable People”, Harvard Business Press, pp. 31 – 54.
Santos, F. (2009), “A Positive Theory of Social Entrepreneurship”, INSEAD, Social Innovation Center.
Santos, F. (2009), “Business Model Innovation Workbook: How entrepreneurs design novel business models for value
creation”, INSEAD, Social Innovation Center.
Yunus, M. (2008), “Creating a World without Poverty: The Social Business and the Future of Capitalism”, Difel.
Método de ensino
As aulas consistem em discussões sobre teoria e suas aplicações. A participação na sala de aula é esperada e necessária.
Através de uma abordagem de ensino que combina casos de estudo, vídeos curtos, discussões e apresentações em aula, o
aluno aprenderá os tópicos referidos.
Método de avaliação
Trabalho em grupo e apresentação (50%): O trabalho em grupo consistirá numa solução estruturada de empreendedorismo
social com base nos principais tópicos do curso. Máximo de 15 páginas de trabalho escrito e uma apresentação na última
sessão.
Documento Reflexivo Individual (20%): Documento com no máximo 5 páginas (sem contar com a página de rosto, índice,
anexos, referências, etc.).
Exame final individual (30%): O exame final abrange todos os tópicos do curso.
Datas de avaliação:
- O trabalho em grupo deve ser enviado pelo Moodle até t.b.d.
- O Documento Reflexivo Individual deve ser enviado no Moodle até t.b.d.
- O Exame Final Individual ocorrerá em t.b.d.
Conteúdo
1 Aula - Visão Geral do Empreendedorismo Social
2 Caso de Estudo - Nuru (A)
3 Aula - Análise do Problema
4 Apresentação de convidados SE Alumni Projects
5 Apresentações e Propostas de projetos
6 Aula - Proposta de Valor
7 Aula - Soluções empreendedoras
8 Aula - Modelos de Negócios Disruptivos para Impacto
9 Sessão de trabalho - Construir a Proposta/Solução de Valor
10 Aula - Piloto
11 Convidados apresentam projetos-piloto
12 Sessão de trabalho - Desenhar o piloto / preparar apresentações orais
13 Apresentações trimestrais
14 Aula - Avaliação de Impacto/Teoria da Mudança
15 Aula - Financiamento
16 Sessão de trabalho - Financiamento e modelo de negócios
17 Aula - Crescimento e ganhar escala
18 Apresentação de convidado sobre exemplos de crescimento
19 Aula - Desenvolvimento da apresentação final
20 Sessão de trabalho - Preparação da apresentação
21 Apresentações
22 Apresentações
23 Aula - Avaliação individual e em grupo
24 Aula - Conclusão da cadeira
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: