Métodos de Investigação Aplicados
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular é o ensino de métodos avançados de investigação aplicada no contexto da gestão
e dos negócios. Em particular, esta unidade permitirá que os alunos sejam capazes de definir a metodologia adequada
para a recolha de dados que responda a diversos problemas/desafios (questão de investigação). É uma unidade
curricular “multi-métodos” abrangendo metodologias de investigação qualitativa e quantitativa.
A. Conhecimento e compreensão
Compreender a importância de efetuar pesquisas com qualidade no âmbito da investigação nas áreas da gestão
Discutir diferentes metodologias de investigação
Avaliar criticamente a adequação de diferentes metodologias de investigação em resposta a diferentes perguntas
de investigação.
B. Competências Específicas
Compreender a importância de tomar decisões de gestão com base em dados fiáveis
Aprender a definir a pergunta de investigação
Aprender a selecionar a metodologia de investigação mais adequada (quantitativa e/ou qualitativa) para melhor
responder a um problema/desafia específico
Relacionar dados específicos e métodos de análise de dados.
C. Competências Gerais
Desenvolver o pensamento crítico
Desenvolver competências analíticas
Desenvolver a comunicação oral (apresentação e argumentação)
Trabalho em equipa
Caracterização geral
Código
67900
Créditos
3.5
Professor responsável
Aníbal António Sá da Costa López
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Gliner, J.A., Morgan, G. A., & Leech, N. L. (2017). Research Methods in Applied Settings: An Integrated Approach
to Design and Analysis, Third Edition. New York, Ny: Routledge, 2017.
Christensen, L. B., Johnson, R.R., & Turner, L. A. (2015). Research Methods, Design, and Analysis. 12th Edition.
London: Pearson Education.
Saunders, M., Lewis, P., Thornhill, A., & Bristow, A. (2019). Understanding research philosophy and approaches
to theory development. In book: Research Methods for Business Students (pp.128-171). Edition: 8th Chapter: 4
Publisher: Pearson Education.
Método de ensino
Esta unidade curricular consiste em 3 horas de aula por semana e reuniões de acompanhamento/feedback com os
grupos de trabalho (tutoria). As aulas terão um formato expositivo, mas incluirão, em paralelo, as apresentações
preparadas pelos alunos. Os materiais de apoio serão distribuídos na página da intranet da unidade curricular
(Moodle) e os alunos devem analisá-los antes de cada aula.
Método de avaliação
Avaliação
A classificação final considera os seguintes elementos:
1. Dois testes individuais/quizzes (de 30 minutos cada). Esses testes serão resolvidos em sala de aula. Peso na
pontuação final: 30%;
2. Plano de Metodologia: em grupos, os alunos devem desenvolver um plano de metodologia para uma questão de
investigação específica a ser respondida**. O plano deve cumprir todos os requisitos para a realização de uma
investigação de alta qualidade. O relatório final, de 10 páginas, representa 40% da nota final;
5
3. Apresentação (Poster/vídeo): O plano de metodologia deve ser apresentado na última aula em formato de
Poster/vídeo; Peso na pontuação final: 30%.
Notas:
*Os mesmos grupos da unidade curricular Entrepreneurial Project/Projeto de Empreendedorismo.
**Os alunos serão incentivados a trabalhar na questão de investigação a ser respondida no âmbito da unidade
curricular Entrepreneurial Project/Projeto de Empreendedorismo.
Conteúdo
1: Introdução aos métodos de investigação
a. O que é investigação de elevada qualidade no contexto da gestão?
b. Principais conceitos
c. Definir a questão de investigação e estabelecer metas de investigação alcançáveis
d. Metodologias de investigação quantitativas versus qualitativas
e. Referencial teórico e revisão de literatura
2: Metodologias de investigação quantitativas - Métodos descritivos
a. Principais conceitos
b. Métodos transversais
c. Métodos longitudinais
d. Como definir questões de investigação credíveis
3: Metodologias de investigação quantitativas - Métodos causais
a. Experiências laboratoriais
b. Trabalhos de campo
c. Projetos quase-experimentais
d. Projetos experimentais randomizados
4: Metodologias de investigação qualitativa na gestão
a. Principais conceitos
b. Entrevistas
4
c. Amostra
d. Observação
5: Análise de dados, ética e relatórios
a. Métodos quantitativos e qualitativos de análise de dados
b. Níveis de evidência e reporte de resultados
c. Ética na investigação
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: