Mudança nos Sistemas

Objetivos

Conhecimentos
• Avaliar a complexidade da gestão da perspectiva das partes interessadas
• Compreender a natureza dos problemas perversos e abordagens eficazes para resolvê-los
• Compreender o que significa liderança responsável e subserviente
• Integrar princípios de valor na estratégia corporativa
• Desenhar um modelo de negócios sustentável que adicione valor económico e social
Competências
• Definir abordagens considerando decisões em complexidade
• Adaptar o próprio estilo para incorporar outras culturas, mantendo-se autêntico
• Resolver criativamente os dilemas de gestão por meio da reconciliação
• Aplicar modelos de gestão colaborativa para responder a desafios complexos
Atitude
• Tornar-se mais consciente dos enviesamentos culturais
• Abertura a outras normas culturais e práticas de gestão
• Adotar um estilo de liderança responsável com propriedade

Caracterização geral

Código

67901

Créditos

3.5

Professor responsável

Milton de Sousa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

ENABLE MOOC Workbook
TedTalk of Indy Johar "Social innovation in the real world - from silos to systems": https://www.youtube.com/watch?
v=oHnwq2F6204
SDGs site: https://www.un.org/sustainabledevelopment/sustainable-development-goals/
Global Compact site: https://www.unglobalcompact.org/
Rittel, H. W., & Webber, M. M. (1973). Dilemmas in a general theory of planning. Policy sciences, 4(2), 155-169.
Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). The big idea: Creating shared value. Harvard Business Review

Método de ensino

O curso segue uma metodologia de mudança de sistemas com uma abordagem colaborativa de multiplos stakeholders,
com o objetivo de apresentar respostas a desafios sociais com base numa solução de gestão inovadora e com impacto.
Serão aplicados os métodos para mudança de sistema, design thinking e desenho de modelos de negócios sustentáveis a
um problema de gestão global atual e num contexto quase real através de simulação.
Para sustentar todo o processo, os alunos terão acesso a um estudo de caso e a um MOOC que explica a metodologia
abrangente em mais detalhes. Este material foi preparado dentro do ENABLE, um projeto da UE que inclui Nova SBE, RSM,
Universidade das Nações Unidas, CSIC e Commonland como parceiros (https://www.rsm.nl/enable/).

Método de avaliação

Avaliação:
Apresentação final (50%)
Reflexão individual (50%)

Conteúdo

1. Introdução ao caso e metodologia
2. Field trip
3. Fase de identificação (stakeholders)
3.1 Formulação da visão, análise do sistema e análise dos stakeholders
4. Fase de projeto
4.1 Análise de oportunidades, desenho do modelo de negócios e validação de soluções
5. Fase de implementação
5.1 Avaliação e Monitorização
5.2 Reflexão sobre liderança

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: