Liderança
Objectivos
A. Conhecimento e Compreensão:
Definir e comparar as diferenças entre liderança e gestão
Examinar a liderança como um processo que provoca mudanças
Examinar o papel do líder como ator de mudança construtiva de um indivíduo, uma equipa e/ou uma organização
Pesquisar, analisar e discutir como fazer mudanças e remover os obstáculos à mudança, incluindo a resistência à mudança
Discutir e avaliar modelos de Gestão da Mudança diferentes
B. Competências específicas:
pensamento crítico sobre a mudança organizacional
auto-avaliação sobre os atributos pessoais de líder
relações interpessoais
C. Competências gerais:
Comunicação (escrita, verbal e gráfica)
trabalho de equipa
aptidões analíticas
Caracterização geral
Código
2340
Créditos
3.5
Professor responsável
Filipa Castanheira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Handbooks (You may pick selected chapters from one of the following handbooks)
Northouse, P. (2010). Leadership. Theory and Practice (5th ed.). Thousand Oaks, CA : SAGE Publications.
Yukl, G. (2013). Leadership in Organizations (Global Edition, 8th ed.). Upper Saddle River, N.J.: Person Education.
Leituras específicas (artigos e estudos de caso) distribuídas nas aulas.
Método de ensino
Vários métodos de ensino e aprendizagem serã o usados.
Cada sessão terá palestras, vídeos educativos, discussões em papel e estudo de caso pelos alunos.
Método de avaliação
AVALIAÇÃO
(A) “O que perguntar à pessoa no espelho?” 1 relatório individual - 20%
(B) “Má liderança” - 1 apresentação em grupo: 35%
C) Exame final - 45%
Conteúdo
Liderança e Gestão
Liderança: Adaptar o seu estilo à situação
Lider e seguidores
Alterar no que se refere às pessoas: Modelos de mudança
Organizações e mudança
Liderança + Mudança = mudança de líder
A gestão da mudança e resistência
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: