Economia do Desenvolvimento I

Objectivos

A. Conhecimento e compreensão:
Resolver modelos teóricos aplicados a questões de desenvolvimento.
Compreender a causalidade e interpretar resultados empíricos no contexto do desenvolvimento.
Conhecer a variedade de métodos de avaliação para intervenções de desenvolvimento.
Ser capaz de pensar criativamente sobre intervenções de desenvolvimento e mensuração de resultados.
B. Competências Específicas:
Discutir com confiança a literatura em economia do desenvolvimento.
C. Competências Gerais:
Avaliar criticamente a investigação em economia.

Caracterização geral

Código

67915

Créditos

3.5

Professor responsável

Pedro Vicente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Banerjee, Abhijit V., and Esther Duflo (2011), Poor Economics: A Radical Rethinking of the Way to Fight Global
Poverty, Public Affairs;
4
Collier, Paul (2007), The Bottom Billion: Why the Poorest Countries Are Failing and What Can Be Done About It,
Oxford University Press;
Easterly, William (2006), The White Man's Burden: Why the West's Efforts to Aid the Rest Have Done So Much
Ill and So Little Good, Penguin Press;
Sachs, Jeffrey D. (2005), The End of Poverty: Economic Possibilities for Our Time, Penguin Press.
Angrist, Joshua D., and Jörn-Steffen Pischke (2008), Mostly Harmless Econometrics: An Empiricist's Companion,
Princeton University Press;
Duflo, Esther, Rachel Glennerster, and Michael Kremer (2006), Using Randomization in Development Economics
Research: A Toolkit, NBER Technical Working Paper 333.

Método de ensino

Haverá duas aulas de 1 hora e 20 minutos por semana.
Para cada tópico, será fornecida uma visão geral das questões teóricas e empíricas, e alguns exemplos extraídos de
pesquisas recentes serão estudados com mais detalhes.
A participação dos alunos será fortemente incentivada para promover a discussão.
O trabalho escrito individual estimulará os alunos a adquirir competências de investigação.

Método de avaliação

AVALIAÇÃO
Apresentação de um trabalho de investigação (20%)
Redação de uma proposta de projetos de investigação (trabalho individual) (30% da nota)
Participação nas aulas (10%)
Exame final (40%).

Conteúdo

O foco desta unidade curricular está nos principais e atuais tópicos da literatura sobre economia do desenvolvimento.
Após uma breve visão metodológica, discutir-se-á as armadilhas da pobreza e a eficácia da ajuda externa.
O restante tempo é dedicado à avaliação de intervenções de desenvolvimento. Primeiro, os programas sociais
dedicados à saúde e educação. Em seguida, passamos em revista os incentivos ao acesso a serviços bancários formais,
ou seja, crédito, poupança e remessas.
Por fim, é dedicada ainda alguma atenção à política agrícola nos países em desenvolvimento.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: