Marketing

Objetivos

A.:
• Capacidade de definir e analisar problemas típicos enfrentados pelos gestores de marketing
• Conhecimento e compreensão de uma variedade de conceitos básicos de gestão de marketing
• Compreensão de práticas de marketing adequadas e inadequadas.
B.:
• Capacidade de analisar o cliente e comportamentos competitivos
• Capacidade de aplicar em marketing um conjunto de métodos e técnicas quantitativas avançadas.
• Executar uma análise aprofundada dos casos de marketing e fornecer um conjunto de recomendações abrangentes e consistentes.
• Capacidade de fazer trade-offs em diferentes.
C.:
• Capacidade de expressar e defender as decisões de marketing oralmente e por escrito
• Proporcionar aos alunos a experiência de trabalhar dentro de um grupo na análise de problemas de marketing complexos.

Caracterização geral

Código

67920

Créditos

3.5

Professor responsável

Jorge Manuel Naves Velosa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

1. Phillip Kotler and Kevin Keller, Marketing Management, Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall 1. Note on Low Tech Marketing
Math (HBSP 599011-PDF-ENG) 2. Framework for Marketing Strategy Formation (HBSP 8153-PDF-ENG) 3. Marketing Myopia
(HBSP R0407L-PDF-ENG) 4. Creating Customer Value (HBSP 8176-PDF-ENG) 5. Consumer Behavior and the Buying Process
(HBSP 8167-PDF-ENG) 6. Market Size and Market Share Analysis (HBSP 510081-PDF-ENG) 7. Marketing Research (HBSP
592013-PDF-ENG) 8. Segmentation and Targeting (HBSP 8219-PDF-ENG) 9. Brand Positioning (HBSP 8197-HTM-ENG) 10.
Pricing Strategy (HBSP 8203-PDF-ENG) 11. Developing and Managing Channels of Distribution (HBSP 8149-PDF-ENG)
Marketing Cases

Método de ensino

Método do caso. Discussões em classe. Aulas. Os exercícios em aula: i) simulação de computador - jogo posicionamento e
ii) caso processo de vendas. Orador convidado na estratégia de publicidade.

Método de avaliação

Trabalhos na aula (25%); Participação na aula (15%); Projetos de Grupo (25%); Exame (35%)

Conteúdo

Temas gerais abordados no curso: Comportamento do Consumidor.Segmentação e posicionamento. Análise Empresarial
Modelos (SWOT) Estratégia de Negócios. Concorrência; Pesquisa de Marketing; Estratégia de Preços. Ciclos de Vida do
Produto; Estratégia de distribuição; Gestão da Marca; Ciclo e Canal Gestão Integrada de Marketing Comunicação de
Marketing Globa; Marketing de Ética de Marketing em tempo de crises.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: