Marketing
Objetivos
A.:
• Capacidade de definir e analisar problemas típicos enfrentados pelos gestores de marketing
• Conhecimento e compreensão de uma variedade de conceitos básicos de gestão de marketing
• Compreensão de práticas de marketing adequadas e inadequadas.
B.:
• Capacidade de analisar o cliente e comportamentos competitivos
• Capacidade de aplicar em marketing um conjunto de métodos e técnicas quantitativas avançadas.
• Executar uma análise aprofundada dos casos de marketing e fornecer um conjunto de recomendações abrangentes e consistentes.
• Capacidade de fazer trade-offs em diferentes.
C.:
• Capacidade de expressar e defender as decisões de marketing oralmente e por escrito
• Proporcionar aos alunos a experiência de trabalhar dentro de um grupo na análise de problemas de marketing complexos.
Caracterização geral
Código
67920
Créditos
3.5
Professor responsável
Jorge Manuel Naves Velosa
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
1. Phillip Kotler and Kevin Keller, Marketing Management, Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall 1. Note on Low Tech Marketing
Math (HBSP 599011-PDF-ENG) 2. Framework for Marketing Strategy Formation (HBSP 8153-PDF-ENG) 3. Marketing Myopia
(HBSP R0407L-PDF-ENG) 4. Creating Customer Value (HBSP 8176-PDF-ENG) 5. Consumer Behavior and the Buying Process
(HBSP 8167-PDF-ENG) 6. Market Size and Market Share Analysis (HBSP 510081-PDF-ENG) 7. Marketing Research (HBSP
592013-PDF-ENG) 8. Segmentation and Targeting (HBSP 8219-PDF-ENG) 9. Brand Positioning (HBSP 8197-HTM-ENG) 10.
Pricing Strategy (HBSP 8203-PDF-ENG) 11. Developing and Managing Channels of Distribution (HBSP 8149-PDF-ENG)
Marketing Cases
Método de ensino
Método do caso. Discussões em classe. Aulas. Os exercícios em aula: i) simulação de computador - jogo posicionamento e
ii) caso processo de vendas. Orador convidado na estratégia de publicidade.
Método de avaliação
Trabalhos na aula (25%); Participação na aula (15%); Projetos de Grupo (25%); Exame (35%)
Conteúdo
Temas gerais abordados no curso: Comportamento do Consumidor.Segmentação e posicionamento. Análise Empresarial
Modelos (SWOT) Estratégia de Negócios. Concorrência; Pesquisa de Marketing; Estratégia de Preços. Ciclos de Vida do
Produto; Estratégia de distribuição; Gestão da Marca; Ciclo e Canal Gestão Integrada de Marketing Comunicação de
Marketing Globa; Marketing de Ética de Marketing em tempo de crises.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: