Microeconomia
Objetivos
Após a conclusão deste curso o aluno deve ser capaz de:
A.:
• Compreender os fundamentos micro económicos de tomada de decisões.
B.:
• Compreender os conceitos fundamentais de decisões de produção e de preços.
• Compreender e aplicar os conceitos de poder de mercado e diferentes tipos de estrutura de mercado.
• Compreender os conceitos de interacções estratégicas e comportamento estratégico e aplicá las a mercados específicos.
C.:
• Entender a metodologia de análise económica e reconhecer que conceitos aplicar a situações de negócios diferentes.
• Fortalecimento das capacidades analíticas.
Caracterização geral
Código
67923
Créditos
3.5
Professor responsável
Pedro Miguel Soares Brinca
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Baye, Michael and J. Prince Managerial Economics & Business Strategy, Irwin – McGraw Hill, 7th edition, 2010.
Capítulos de outros livros serão disponibilizados na página do curso.
Método de ensino
A ênfase do curso é sobre a aplicação das ideias económicas a casos reais e situações, com um novo tema em cada aula.
Passa se algum tempo a discutir os conceitos económicos, mas sobretudo a aplicá los. Uma série de estudos de caso curtos
ajudará a ver como esses conceitos se aplicam a diferentes contextos de negócios, e alguns ilustram questões
estratégicas. O aluno deve preparar os casos e artigos atribuídos e estar pronto para discuti los em sala de aula. Todos os
alunos deverão ser capazes de contribuir para a discussão.
Método de avaliação
N/A
Conteúdo
Modelação de mercados: A oferta e a procura
2. Olhando para o individuo: A Procura dos consumidores e os custos das empresas.
3. Caracterização de mercados: estrutura, conduta, desempenho.
4. Gerindo os mercados: de concorrência ao monopólio.
5. Competir com poucos: Interacções estratégicas.
6. Pensar mais além: o comportamento estratégico e interações repetidas.
7. Estratégias de Preços com poder de mercado.
8. Tendo a visão de longo prazo: Estratégias para a estrutura do mercado
9. Definir as regras: A intervenção do governo.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: