Microeconomia

Objetivos

Após a conclusão deste curso o aluno deve ser capaz de:
A.:
 • Compreender os fundamentos micro económicos de tomada de decisões.
B.:
 • Compreender os conceitos fundamentais de decisões de produção e de preços.
 • Compreender e aplicar os conceitos de poder de mercado e diferentes tipos de estrutura de mercado.
 • Compreender os conceitos de interacções estratégicas e comportamento estratégico e aplicá las a mercados específicos.
C.:
 • Entender a metodologia de análise económica e reconhecer que conceitos aplicar a situações de negócios diferentes.
 • Fortalecimento das capacidades analíticas.

Caracterização geral

Código

67923

Créditos

3.5

Professor responsável

Pedro Miguel Soares Brinca

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Baye, Michael and J. Prince Managerial Economics & Business Strategy, Irwin – McGraw Hill, 7th edition, 2010.

Capítulos de outros livros serão disponibilizados na página do curso.

Método de ensino

A ênfase do curso é sobre a aplicação das ideias económicas a casos reais e situações, com um novo tema em cada aula.
Passa se algum tempo a discutir os conceitos económicos, mas sobretudo a aplicá los. Uma série de estudos de caso curtos
ajudará a ver como esses conceitos se aplicam a diferentes contextos de negócios, e alguns ilustram questões
estratégicas. O aluno deve preparar os casos e artigos atribuídos e estar pronto para discuti los em sala de aula. Todos os
alunos deverão ser capazes de contribuir para a discussão.

Método de avaliação

N/A

Conteúdo

Modelação de mercados: A oferta e a procura
2. Olhando para o individuo: A Procura dos consumidores e os custos das empresas.
3. Caracterização de mercados: estrutura, conduta, desempenho.
4. Gerindo os mercados: de concorrência ao monopólio.
5. Competir com poucos: Interacções estratégicas.
6. Pensar mais além: o comportamento estratégico e interações repetidas.
7. Estratégias de Preços com poder de mercado.
8. Tendo a visão de longo prazo: Estratégias para a estrutura do mercado
9. Definir as regras: A intervenção do governo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: