Gestão Estratégica

Objetivos

Ao concluir este curso, o aluno deve ser capaz de:
A. Conhecimento e Entendimento:
 • Entender de onde vem o valor;
 • Compreender decisões estratégicas, exemplo, decisões que determinam onde e como a empresa compete, e que afetam
seu potencial de criação de valor;
 • Ter uma perspectiva integrada do campo Estratégia;
 • Ter uma visão abrangente dos diferentes tópicos discutidos;
 • Compreender os conceitos, modelos e estruturas relevantes;
 • Estar familiarizado com as ferramentas práticas necessárias para analisar os problemas de formulação de estratégias.
B. Competências:
 • Desenvolver as habilidades analíticas dos alunos;
 • Desenvolver suas habilidades de comunicação;
 • Desenvolver a sua capacidade de resumir os seus argumentos e ir direto ao ponto;
 • Desenvolver a sua capacidade de aplicar os diferentes conceitos, modelos e enquadramentos à análise de situações da vida real.

Caracterização geral

Código

67925

Créditos

3.5

Professor responsável

José Adriano Vieira Marques de Jesus Freire

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Economic of Dtrategy, by D. Besanko, D. Dranove, m. Shanley and S. Schaefer, Wiley, 2007 (4th Edition)
Ghemawat, P., Strategy and the Business Landscape, Addison- Wesley, 2005 (2nd Edition); McAfee, R.P.
Competitive Solutions, princeton University Press, 2002; Saloner, G., A. Shepard and J. Podolny, Strategic Management,
Wiley, 2001

Método de ensino

O curso é uma combinação de leituras, discussão de casos, apresentações e projectos de equipa.

Método de avaliação

Avaliação: Exame Final (50%) Projecto de equipa (25%) Participação nas aulas (25%)

Conteúdo

1. Estratégia competitiva - Estrutura da indústria e concorrência - Dinâmica da concorrência de preços - Reter o valor do
cliente - Criação e manutenção de vantagem competitiva - Competição em mercados com externalidades de redes 2.
Estratégia corporativa - Capacidades distintas, posicionamento competitivo e formulação de estratégia - Integração vertical
- Diversificação geográfica - Alianças estratégicas 3. Estratégia e Organização - A Estratégia-Estrutura-Sistemas - A
perspectiva de propósito-processo-pessoa.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: