Projeto Global de Negócios
Objetivos
Após a conclusão deste curso o aluno deve ser capaz de: A.: • Desenvolvimento de uma compreensão holística de uma
proposta de negócio e as etapas para lançá-lo; • Compreensão do comportamento do empreendedor: • A compreensão dos
desafios estratégicos e gestão organizacionais enfrentados pelos empresários. B.: • Seleção de uma ideia de negócio, de
acordo com o seu potencial e as capacidades da equipa empreendedora; • Desenvolver a concepção de um modelo de
negócios para um novo projecto; e utilizar as ferramentas de planeamento de negócios para analisar e dissecar
rapidamente ideias de negócio • Apresentação / afinação do projecto de start-up completo: requisitos de organização,
equipa e definir capitais. C.: • O pensamento crítico; • Capacidades de comunicação; • Capacidades Estratégicas; •
competências relacionais
Caracterização geral
Código
67951
Créditos
5
Professor responsável
Leid Zejnilovic
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Acs, Z.J., & Audretsch, D.B. (2011). Handbook of entrepreneurship research: An interdisciplinary survey and introduction.
New York, NY: Springer.
Read, S., Sarasvathy, S., Dew, N., Wiltbank, R., & Ohlsson, A. (2011). Effectual entrepreneurship. New York, NY: Routledge
Timmons, J.A., & Spinelli, S. (2010). New venture creation: Entrepreneurship for the 21st century. New York, NY: McGraw-Hill
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Blank, S. (2013). Why the lean start-up changes everything. Harvard Business Review, May, 65-72.
Dattner, B., & Hogan, R. (2011). Can you handle failure? Harvard Business Review, April, 117-121.
McGinn, D. (2012). Too many pivots, too little passion. Harvard Business Review, September, 134-135.
Mullins, J.W. (2007). Discovering “unk-unks”. MIT Sloan Management Review, Summer, 17-21.
Pentland, A. (2012). The new science of building great teams. Harvard Business Review, April, 61-70.
Sahlman, W.A. (1997). How to write a business plan. Harvard Business Review, July-August, 98-108
Método de ensino
O empreendedorismo exige criatividade, e beneficia-se muito da experiência pessoal. No entanto, a preparação,
organização, visão e trabalho estruturado são teclas de ativos para o desenvolvimento de um empreendimento empresarial
bem sucedido. O currículo do MBA proporciona aos alunos um conjunto de ferramentas importantes em diversas áreas,
como estratégia, finanças, gestão de recursos humanos e marketing. As aulas fornecem aos alunos a oportunidade de usar
essas capacidades de forma integrada a perspectiva e seleccionar, organizar e desenvolver um projecto empresarial. Nas
aulas serão usados uma variedade de ferramentas para ajudar os alunos a alcançar essas metas. Estas ferramentas vão das
aulas "tradicionais", exercícios vivenciais e oradores convidados para a discussão de casos, exercícios e estudos chave
Método de avaliação
Avaliação:
Participação na aula (15%), Revisão paritária/avaliação pelos pares (15%), VC Virtual (10%), Plano de negócios (40%)
Conteúdo
1: A perspectiva empreendedora 2: Mas isso funciona? Identificar boas idéias e transformá-los em oportunidades /
Apresentação para formação da equipa 3: Empreendedorismo e Plano de Negócios - Olhando para a estrutura fundamental
de um plano e como ele se relaciona ao empreendedorismo. 4: Mercado Empresarial - Olhando para os princípios do
marketing do ponto de vista de um empreendedor on-line e off-line através de outros canais. 5: Quem é minha persona?
Pesquisa de mercado para startups 6: VC Virtual (em parceria com Startup Lisboa e DNA Cascais) 7: Lean Startup & Canvas
apresentação 8: Solução de problemas: Brainstorming 9: Todos por um e um por todos: a mente empreendedora e equipa
de fundadores 10: Finanças empresariais - Como empreendedores e outros levantam capital. 11: Pitch Preliminar/ Como
fazer uma excelente apresentação de negócios . 12: Pitch em equipa.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: