Gestão de Marcas

Objetivos

A. Conhecimento e Entendimento: Entender como gerenciar e articular os principais conceitos de branding, incluindo
equidade, imagem, identidade e posicionamento em qualquer situação de mercado (lançamento, maturidade) e para
qualquer setor e tamanho da empresa; Ser capaz de integrar a estratégia da marca no contexto mais amplo do modelo de
negócio da organização e do plano de marketing;
B. Competências Específicas: Gerenciar uma marca passo a passo: Como as marcas criam valor? Avaliar a imagem de
marca, Definir a identidade da marca, Processo de posicionamento da marca, Lançamento de uma marca / lançamento de
um produto,
C. Competências gerais: Desenvolver um projecto de marca, encontrar equilíbrio entre as competências académicas e
teóricas e o conhecimentos prático orientado para o mercado, Desenvolver uma organização de grupo eficaz e habilidades
de comunicação, preparando uma apresentação clara, concisa e bem pensada dos resultados e recomendações

Caracterização geral

Código

67936

Créditos

2

Professor responsável

Kyryl Mykhailovitch Lakishyk

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

KAPFERER, Jean-Noël The new strategic Brand Management, Advanced Insights & Strategic Thinking, Fifth Edition, 2012,
Kogan Page KELLER, Kevin Lane & APERIA, Tony & GEORGSON, Mats Strategic Brand Management, A European
Perspective, Second Edition, 2012, Prentice Hall
AAKER, David A. Building Strong Brands, 2002, Free Press Business About Consumer resistance to brands KLEIN,
Naomi No Logo, 2000, Flamingo- Harper Collins Publishers
GODIN, Seth All marketers are liars, the power of telling authentic stories in a low trust world, 2005, Potfolio About new
trends and consumer engagement
BROOKS, David Bobos in Paradise, 2000, Simon & Schuster Paperbacks
GODIN, Seth Tribes, 2008, Piatkus Books About up market and down market
SILVERSTEIN, Michael J. & FISKE, Neil Trading up: Why customers want new luxury goods – And how companies create
them, 2005, Portfolio.

Método de ensino

O curso combina vários métodos de aprendizagem ativos: • Palestras para fornecer o conhecimento essencial da marca,
bem como as ferramentas apropriadas para conduzir o projeto da equipa; • Discussões e exercícios em sala de aula; •
Casos individuais baseada em casos caseiros; • Projeto de equipa - Além das sessões de apresentação final, a última classe
/ sessão é dedicada ao projeto [ou seja, as equipas apresentam suas descobertas preliminares e recebem comentários do
instrutor]. As equipas apresentam seu projeto final a um painel de especialistas com experiência na gestão e melhoria de
marcas que ainda não são conhecidas.

Método de avaliação

AVALIAÇÃO: Projeto de Equipa: 50%; Trabalho escrito individual para ser feito em
casa : 30%; Participação e assiduidade: 20%

Conteúdo

•Introdução aos principais conceitos de marca:
O que é uma marca? Como as marcas geram (ou não) valor para o consumidor?
•Medir o desempenho da marca:
Introdução ao Marketing ,Técnicas de pesquisa utilizadas na análise da Brand Equity e Brand Image.Como medir o
patrimônio da marca? Como medir a consciência de marca e imagem de marca?
•Desafios e Oportunidades de Branding:
O que está a passar? O que se seguirá?
• Identidade da marca:
Introdução aos principais modelos de Identidade de Marca, actualmente em uso na Indústria e na literatura académica
•Posicionamento de marca:
Análise dos principais processos de posicionamento atualmente em uso na Indústria
•Estratégia de Marca:
Portfólio de Marca,
Arquitetura da marca,
Amplificação da marca
•Construção de Marca e Gestão de Marca:
Definição de elementos da marca
Projectar programas de marketing da marca
Projectar programas de comunicação da marca

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: