Simulação de Projetos

Objetivos

Tratando-se de um curso integrador pretende-se que os alunos ponham em pratica os conhecimentos adquiridos nas
diversas disciplinas de MBA

Caracterização geral

Código

67952

Créditos

2

Professor responsável

Paulo José Jubilado Soares de Pinho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

• The Business Strategy Game, Players Manual

Método de ensino

Os alunos, usando um simulador irão tomar decisões em grupo, embora no final do curso as decisões individuais sejam
tidas em conta pelos “pares”. As decisões tomadas em sala de aula ou posteriormente serão inseridas no simulador e apos
todos os grupos terem jogado o sistema coloca as empresas numa outra situação obrigando a novas decisões. As diversas
decisões de cada grupo devem ser justificadas e serão objecto de analise e discussão pelos restantes grupos.

Método de avaliação

Os alunos, usando um simulador irão tomar decisões em grupo, embora no final do curso as decisões individuais sejam
tidas em conta pelos “pares”. As decisões tomadas em sala de aula ou posteriormente serão inseridas no simulador e apos
todos os grupos terem jogado o sistema coloca as empresas numa outra situação obrigando a novas decisões. As diversas
decisões de cada grupo devem ser justificadas e serão objecto de analise e discussão pelos restantes grupos.

Conteúdo

• Principais fatores de sucesso nos mercados globais de B2C
• Questões-chave no desenvolvimento de marcas globais, adaptando-as localmente
• Como desenvolver uma estratégia global nos mercados B2C
• Como adaptar a estratégia a mudanças inesperadas no cenário econômico, político e competitivo
• Comercializar produtos B2C globais em mercados com características diferentes
• O desenvolvimento de estratégias de posicionamento de produtos em diferentes mercados
• Estabelecer um plano estratégico e implementá-lo
• Analisar a posição competitiva de uma empresa em relação aos concorrentes
• Relacionar custos unitários, custos marginais e custos incrementais
• O impacto das políticas de remuneração dos trabalhadores na produtividade
• O impacto dos movimentos da taxa de câmbio nas empresas globais
• O impacto das tarifas de importação e o risco político na política global de investimentos
• A importância de desenvolver uma política de responsabilidade social corporativa e de cidadania

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: