Escola Nacional de Saúde Pública

Geral

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) é uma instituição vocacionada para estudos pós-graduados e investigação nas áreas da saúde pública e da política e gestão em saúde.
Criada em 1966, a ENSP é pioneira no ensino da saúde pública em Portugal e na Europa. A Escola foi integrada na NOVA em 1994.
Dotada de um corpo docente reconhecido, a ENSP investe hoje na promoção e inovação em saúde, através de uma ampla rede de parcerias nacionais e internacionais. A sua missão passa por:
• Promover um processo de ensino/aprendizagem em Saúde Pública centrado no aluno e numa visão integrada e dinâmica do sistema de saúde e das ciências da Saúde Pública;
• Dedicar-se à descoberta científica, à produção do conhecimento e à inovação das práticas da Saúde Pública;
• Articular a investigação e o ensino com a ação em Saúde Pública, de forma a constituir-se como influência efetiva da sociedade do conhecimento.
Os docentes da ENSP integram-se em áreas disciplinares muito diversas, tais como Epidemiologia e Estatística, Saúde Ambiental e Ocupacional, Promoção da Saúde, Políticas de Saúde, Gestão de Organizações de Saúde, Economia da Saúde, Sociologia da Saúde e Direito da Saúde.
A ENSP recebe anualmente cerca de 180 novos alunos para cursos com duração superior a um ano, nomeadamente de doutoramento, mestrado e especialização. Adicionalmente, cerca de 200 outros alunos frequentam cursos de curta duração. As dissertações de mestrado e de doutoramento e outros trabalhos finais de curso, são frequentemente publicadas em revistas científicas. Os alunos da ENSP têm formação de base muito diversa, nomeadamente medicina, enfermagem, ciências farmacêuticas, tecnologias da saúde, economia, gestão, direito, psicologia e outras.
A Escola presta relevantes serviços à comunidade, nomeadamente a instituições públicas e privadas que procuram os seus docentes e investigadores para apoiar a resolução de problemas concretos da saúde dos portugueses. Vários dos seus professores e diplomados ocupam lugares de destaque no sistema de saúde.
Para além de convénios e protocolos estabelecidos com diversas instituições nacionais e internacionais para o desenvolvimento de estudos e projetos na área da Saúde Pública, a ENSP é membro titular de várias associações de grande relevo na área da Saúde.
Dotada de instalações próprias, situadas na zona do Lumiar, e de meios que permitem aos seus alunos adequadas condições de desenvolvimento dos seus estudos e da sua aprendizagem, a Escola Nacional de Saúde Pública dispõe de estacionamento e acesso fácil, por vários meios de transporte.

Estudantes em mobilidade

Mobilidade Internacional

 A ENSP participa em vários programas europeus, nomeadamente Erasmus + e Erasmus-Mundus, e acolhe várias parcerias com instituições internacionais de ensino superior para a mobilidade de estudantes, através de acordos bilaterais.

 

Autoridades académicas

  • Presidente do Conselho de Escola Alexandre Tiedtke Quintanilha
  • Director Diretora Sónia Dias
  • Presidente do Conselho Científico Maria Isabel Guedes Loureiro
  • Presidente do Conselho Pedagógico Florentino Manuel dos Santos Serranheira
  • Secretária Lurdes Pedro

Matrícula e inscrição

A frequência de um curso na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) pressupõe a realização de uma candidatura, sendo o conjunto de candidaturas avaliadas por um júri, designado para o efeito.

Concluída a fase de selecção, os candidatos admitidos, segundo lista tornada pública, deverão então proceder à realização da matrícula on line.

Informação prática

Bibliotecas

A Biblioteca da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) dispõe de duas salas de leitura com capacidade para 15 utilizadores em regime de livre acesso, destinando-se ao seu corpo docente e discente, assim como aos ex-alunos da ENSP e ao público em geral, de acordo com o regulamento do CDI – Centro de Documentação e Informação.

O fundo documental da Biblioteca é, essencialmente, constituído por cerca de 17.500 monografias (nas quais se inclui a literatura cinzenta) que se encontram registadas em catálogo e por mais de 200 títulos de publicações periódicas de carácter científico e técnico, em versão impressa. A Biblioteca dispõe de várias bases de dados em texto integral e do acesso à Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), podendo os seus utilizadores aceder a um elevado número de publicações científicas, mesmo fora do campus. O acesso a obras ou artigos de publicações periódicas não existentes no fundo documental da Biblioteca é possível através da colaboração interbibliotecas a nível nacional e internacional. Os utilizadores beneficiam, ainda, de um serviço de fotocópias – no estrito cumprimento dos direitos de copyright - quer de artigos de publicações periódicas, quer de capítulos de monografias, em regime de self-service. Todo o edifício tem acesso wireless à Internet sendo possível aceder remotamente a todas as IGNOREes de informação em suporte digital.

 

Horário de funcionamento:
Das 9:00 às 19:00 horas, de 2.ª a 6.ª feira
E-mail: docinfo@ensp.unl.pt

Outros equipamentos

Meios Informáticos
Além de se encontrar equipada com o sistema wireless, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) disponibiliza aos discentes um núcleo de informática, com cerca de 30 postos de trabalho, acesso à Web, capacidade de impressão de textos.
Horário de funcionamento: (Núcleo de Informática e Sala de Alunos)
De 2.ª a 6.ª feira das 9:00 às 24:00 horas
Aos sábados, domingos e feriados das 9:00 às 20:00
A todos os discentes é atribuído um endereço eletrónico e respetiva caixa de correio bem como password de acesso aos vários sistemas de trabalho utilizados na ENSP.

Plataforma de e-learning
A ENSP utiliza, para as necessidades de ensino e investigação, a plataforma de e-learning  (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle).

Sistema de VideoConferência
A ENSP disponibiliza uma plataforma de colaboração à distância destinada à comunidade académica e científica para reuniões, trabalhos de grupo, aulas e tutoriais.

Este sistema possibilita a realização de aulas à distância e reuniões para professores e alunos através da Internet em sessões síncronas ou assíncronas. Permite ainda a gravação poderá assim conter  áudio, vídeo e apresentações sincronizados automaticamente para disponibilizar mais  através do Moodle.

Laboratório de Técnicas de Análise e Gestão
O Laboratório de Técnicas de Análise e Gestão da ENSP (LABTEC), constitui um repositório organizado de técnicas de natureza qualitativa e quantitativa, relevante para o ensino/aprendizagem e para os projetos de investigação, desenvolvimento e inovação.

Laboratório de Saúde Ocupacional
O Laboratório de Saúde Ocupacional é um espaço de desenvolvimento de projetos de investigação e de ação externa na comunidade a promover pela ENSP, para além de possuir algumas técnicas de avaliação clínica em vigilância de saúde, no contexto da Medicina do Trabalho utilizáveis no processo de ensino-aprendizagem do Curso de Medicina do Trabalho.

Estágios

Alguns dos cursos ministrados na ENSP contemplam, no seu plano de estudos, a realização de estágios.

Nestes casos, os estágios são realizados em instituições (públicas ou privadas) seleccionadas pela ENSP e com as quais se acordou previamente as condições para a sua concretização.

 

Cursos de línguas

A Escola Nacional de Saúde Pública não contempla na sua oferta cursos de línguas.

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa oferece cursos de línguas, ooderá obter informações sobre este assunto em http://ilnova.fcsh.unl.pt/

 

Serviços de alimentação

A Escola dispõe de um bar, com esplanada,  com capacidade para cerca de 25 pessoas, onde são servidas, além dos produtos de pastelaria, todo o tipo de refeições ligeiras.

Horário de funcionamento:
de 2.ª a 6.ª feira - das 8:30 às 19:00 horas
Os alunos poderão ainda recorrer aos serviços de alimentação da NOVA.

Instalações com resposta a necessidades especiais

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) encontra-se dotada de estruturas que permitem a acessibilidade às suas salas de aulas e espaços comuns a pessoas com necessidades especiais, concretamente portadoras de deficiências físico-motoras:

. lugares de estacionamento reservados a estes utentes
. rampa exterior de acesso ao edifício,
. elevador,
. instalações sanitárias adequadas (no 1.º, 2.º e 3.º pisos),
. portas das salas de aula, auditórios e outros centros de actividade     dotadas de dimensões regulamentares para movimentação de cadeira de rodas.

Para mais informações, consulte também a secção Alojamento deste guia.

Associações de estudantes

A AEENSP-NOVA – Associação de Estudantes da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa, foi criada por escritura pública no dia 22 de Novembro de 2018 aeensp-nova@ensp.unl.pt

 

A AEENSP-NOVA pretende evidenciar a diversidade dos Estudantes da ENSP-NOVA, dos vários cursos, com vista a valorizar e promover condições que permitam atingir objetivos comuns, nomeadamente, em áreas como a Política Educativa, Social e Institucional.

 

Calendário escolar