Tabagismo Prevenção e Cessação
Objetivos
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender a evolução dos paradigmas da saúde e a sua contextualização no quadro da prevenção e cessação tabágica (saber-saber);
Caracterizar estratégias conducentes ao desenvolvimento da prevenção do tabagismo (e.g. settings) avaliando criticamente e identificando boas práticas nas vertentes da prevenção e cessação (de um indivíduo ou grupo de pessoas);
Adquirir as referências e as capacidades técnicas necessárias para implementar, analisar, avaliar e utilizar metodologias de promoção da cessação tabágica;
Catalisar num espaço de investigação-discussão-acção-validação-disseminação de boas práticas contributos de vários especialistas na matéria, desenvolvendo o saber fazer;
Desenvolver competências de contextualização e sensibilidade cultural relativamente às necessidades de diferentes grupos humanos no âmbito da prevenção e cessação tabágica (saber estar ou ser);
Desenvolver estratégias que contribuam para o empoderamento dos cidadãos de modo a procederem a escolhas saudáveis através de mecanismos comunicacionais de base Web (www.parar.net);
Aplicar métodos inovadores na promoção da cessação tabágica.
Caracterização geral
Código
9358
Créditos
4.0
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 57
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Requisitos para frequência |
Domínio da língua inglesa
|
Bibliografia
Bibliografia principal
Saboga-Nunes L, Levin-Zamir D, Rabius V. Tobacco still a major killer- will we achieve the end game? European Journal of Public Health. 2017;274:22–5.
Doi: org/10.1093/eurpub/ ckx161 https://doi.org/10.1093/eurpub/ckx161
Fiore MC, Bailey WC, Cohen SJ et al. Treating tobacco use and dependence.
Clinical Practice Guideline. Rockville MD : U.S. Department of Health and Human Services, 2000
WHO (2003). Framework Convention on Tobacco Control. Geneva: WHO. in www.who.int/fctc/en/. Data de acesso: Junho 2010
Chambers, M. - NHS Stop Smoking Services: Service and Monitoring Guidance 2010/11, Best Practice Guidance, U.K. Department of Health, 2009
Saboga Nunes, L. - Salutogenic Paradigm and Web Assisted Tobacco Intervention: the Case of www.parar.net (2006). in Eysenbach G.(ed.) Improving Public Health Through the Internet. Abstracts Book, 11th World
Congress on Internet in Medicine, Toronto, 2006. Toronto, ON: JMIR Publications
Método de ensino
Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A metodologia de ensino em blended-learning é variada e procura promover uma aprendizagem activa e participada, com leitura indispensável dos textos
de base e discussão de tópicos ou exercícios.
Cerca de metade das sessões serão iniciadas com uma exposição a cargo de um docente, seguindo-se-lhe uma discussão de tópicos relacionados com o tema em análise onde os alunos são incentivados a intervir.
As outras sessões serão eminentemente práticas com resolução de exercícios, apresentação de resultados e discussão de implicações dos temas de ensino para a prática de gestão de organizações e sistemas de saúde. Os seminários consistem de trabalho de grupo com a presença de um docente, onde se desenvolve a discussão aprofundada dos temas de ensino.
Apreciação do empenho, trabalho e participação (20%), efectuada através da observação da participação dos alunos e da sua apresentação e discussão de tópicos e exercícios nas sessões envolvendo actividade em grupo (40%)
Prova de avaliação individual (40%) com questões de escolha múltipla, de resposta curta e de desenvolvimento, versando sobre a matéria leccionada.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Conteúdos programáticos
(I) introdução: prevenção; epidemiologia; representações sociais; políticas de saúde e legislação; componentes do tabaco e neurobiologia; patologias e processo de desintoxicação (método renasceres®); cessação tabágica como estratégia de saúde pública e intervenção estruturada paradigmas para a acção (patogénico e paradigma salutogénico) e teorias do comportamento humano.
(II) hábitos tabágicos; mudança cultural; boas práticas; educação e aprendizagem para a saúde; base de evidência e normas clínicas como critério de garantia de qualidade (farmacoterapia outras terapias); Estilos de vida e direitos fundamentais dos cidadãos.
(III) Redes sociais de apoio; Comportamentos, estratégias pessoais e organizacionais; planeamento, programas e estratégias de intervenção; comunidade de práticas www.parar.net o desenvolvimento das capacidades de i) compreensão, ii) gestão e iii) investimento como estratégias de prevenção da recaída.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Economia da Saúde
- Epidemiologia
- Epidemiologia Bioestatística e Investigação em Saúde
- Gestão da Saúde
- Medicina do Trabalho
- Medicina do Trabalho
- Política, Gestão e Administração da Saúde
- Programa de Formação Contínua Complementar
- Promoção da Saúde
- Promoção da Saúde
- Saúde Ambiental e Ocupacional
- Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho
- Saúde Pública
- Saúde Pública Global