Segurança do Doente e Gestão do Risco

Objetivos

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Unidade Curricular pretende proporcionar a compreensão dos aspetos relacionados com a Gestão do Risco e a Segurança do Doente em Unidades de Saúde e fornecer conhecimentos sobre as suas implicações para os diferentes stakeholders (doentes e suas famílias, organizações, profissionais de saúde, financiadores, gestores e decisores políticos).   Pretende-se que os discentes sejam capazes de:

Identificar a importância dos aspetos da segurança do doente e da gestão do risco como componente integrante da qualidade da prestação de cuidados de saúde;

Reconhecer a importância da análise das causas e do impacte que estão subjacentes ou que decorrem da ocorrência de eventos adversos;

Interpretar as questões da segurança do doente numa lógica sistémica e integrada;

Compreender a importância das metodologias de gestão do risco. 

Dominar os principais conceitos relacionados com a avaliação e gestão do risco e com a segurança do doente. 

Caracterização geral

Código

9415

Créditos

4.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Requisitos para frequência

Possuir o grau de licenciado numa área da Medicina, da Enfermagem, das Tecnologias da Saúde, da Biologia, da Química, das Engenharias, da Gestão da saúde ou áreas afins.  

Bibliografia

Bibliografia principal 

SOUSA, P. Patient Safety: A necessidade de uma estratégia nacional. Acta Med Port, 2006; 19: 309-18.

ØVRETVEIT, J; KLAZINGA, N. Learning from large scale quality improvement through comparison. Int J Qual Healthcare, 2012:1-7.-  

SOUSA P; UVA, AS; SERRANHEIRA, F. Segurança do doente e gestão do

risco clínico.. In Ricos, Segurança e Sustentabilidade. C. Guedes; A.P. Teixeira; (edts). Edições Salamandra, Lisboa 2012, ISBN 978-972-689-2472.

LEE, A. MILLS, PD; NEILY, J; HEMPHIIL RR. Root cause analysis of serious adverse events among older patients in the Veterans Health Administration. Jt Comm J Qual Patient Saf. 2014; 40: 253-262.

URBACH, D. et al. Introduction of Surgical Safety Checklists in Ontario,

Canada. N Engl J Med 2014; 370:1029-1038

Método de ensino

Metodologias de ensino (avaliação incluída) 

Aulas do tipo teórico, com suporte de meios de projeção (slides em powerpoint e outros métodos audiovisuais).

Avaliação: avaliação contínua e apreciação da assiduidade (15%); Prova de avaliação individual final (50%); trabalho de grupo (35%)

 

 

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Conteúdos programáticos

Aspetos gerais da Qualidade em Saúde, da Segurança do Doente e da Gestão do Risco.

Frequência de eventos adversos e principais aspetos da sua prevenção e impacte.

Políticas e estratégias de Segurança do Doente e de gestão do risco.

Saúde e segurança do trabalho e a segurança dos doentes.

Enquadramento jurídico da Segurança do doente.

Ergonomia hospitalar e segurança do doente.

Comunicação em saúde e segurança do doente.