Cuidados de Saúde Primários

Objetivos

 

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar os principais antecedentes históricos, sociais, sócio–económicos e políticos no mundo e em Portugal que levaram à definição e ao desenvolvimento dos cuidados de saúde primários (CSP) 1977/78-2016;

Descrever sucintamente as principais fases evolutivas do sistema de saúde português, do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dos seus CSP;

Identificar os passos da mudança organizacional dos CSP em Portugal entre 1996 e 2017.

 

Descrever sucintamente a arquitetura organizacional dos CSP em Portuga, atual el em edificação até 2020, e a sua interligação com as redes hospitalar, dos cuidados continuados integrados e instituições e órgãos das  comunidades; 

Identificar algumas das tendências evolutivas dos sistemas de saúde no mundo, em Portugal e respetivas implicações para a evolução dos CSP.

Caracterização geral

Código

9589

Créditos

4.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 33

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Requisitos para frequência

Licenciatura completa ou equivalente (mestrado integrado) em Medicina ou Enfermagem ou Tecnologias da Saúde ou Biologia ou Química, Engenharias, Gestão da saúde ou áreas afins.

Bibliografia

Bibliografia principal 

BISCAIA, A; NUNES MARTINS J.; CARREIRA MF; FRONTEIRA GONÇALVES I.; ANTUNES A.R.; FERRINHO P.; 2006; Cuidados de Saúde Primários em Portugal – Reformar para Novos Sucessos; Lisboa: Padrões Culturais Editora.

BRANCO, A. G.; RAMOS, V. – Cuidados de saúde primários em Portugal. Revista Portuguesa de Saúde Pública. Volume temático: 2 (2001) 5-12.

SALTMAN R.B.; RICO A.; and BOERMA W., eds., 2005; Primary Care in the Driver''''''''s Seat?  European Observatory on Health Care Systems Series; London: Open University Press McGraw-Hill Education.

WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2008; Primary Health Care – Now More Than Ever. The World Health Report 2008; Geneve: WHO.

Documentos disponíveis em: http\:www.mcsp.min-saude.pt

RAMOS, V.; BARBOSA, P. Roteiro de Intervenção em Cuidados de Saúde Primários. Análise especializada para o Plano Nacional de Saúde 2012-2020. Lisboa:DGS/PNS, 2014.

Método de ensino

Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Atitudes e métodos de questionamento permanente + aulas teóricas + aulas teórico-práticas + debates estruturados + revisões temáticas orientadas por perguntas-guia (Trabalhos de grupos) 50% + Questionário de avaliação individual (12 a 15 perguntas) – resposta múltipla e respostas abertas sucintas, 50%.

Trabalho de grupo - elaboração de um artigo breve de revisão, até 5 páginas, baseado na formulação de uma pergunta relevante sobre organização, gestão e desenvolvimento dos cuidados de saúde primários e na procura de respostas para essa pergunta. Incluirá: pesquisa e análise bibliográfica; interpretação e discussão da bibliografia selecionada; elaboração de relatório final. Deverá ser seguida a metodologia exigida na literatura científica para os artigos de revisão, 50%.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Conteúdos programáticos

Cuidados de saúde primários (CSP) – novidade da década de 70 do século XX;

Fatores políticos, socioeconómicos e culturais da emergência do conceito, da estratégia e da implementação dos CSP no mundo e em Portugal;

Evolução dos CSP no mundo e em Portugal nos últimos 50 anos;

Evidência científica sobre as vantagens de organizar os sistemas de saúde baseados numa forte componente de CSP   e do seu entrosamento com as pessoas, famílias e comunidade

Processos de mudança dos CSP em Portugal no período 1996-2017;

Tendências evolutivas nos sistemas de saúde do mundo e implicações para a evolução dos CSP.