Comportamento Organizacional
Objetivos
1 )Compreender o papel do gestor enquanto gestor de pessoas
- 2 )Adquirir conhecimentos teóricos acerca da aplicação prática da gestão de CO.
- 3 )Compreender a importância estratégica das pessoas enquanto vantagem competitiva
- 4 ) Analisar as causas e consequências do comportamento organizacional funcional e disfuncional
- 5 )Conhecimento dos conceitos e instrumentos utilizados em CO
- 6 ) Utilização de instrumentos de auto conhecimento
- 7) Pensamento crítico acerca dos objetivos das organizações
Caracterização geral
Código
9623
Créditos
4.0
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 24
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
–Barsh, J., & Lavoie, J. (2014). Lead at your best. McKinsey Quarterly
–Borkowski, N. (2016). Organizational behavior in health care. Jones & Bartlett Publishers.
–Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C. & Cabral-Cardoso, C., & Neves, P. (2014). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª edição). Lisboa: RH Editora.
–Lawrence, K. A., Lenk, P., & Quinn, R. E. (2009). Behavioral complexity in leadership: The psychometric properties of a new instrument to measure behavioral repertoire. The Leadership Quarterly, 20(2), 87-102.
–Cameron, K. S., & Quinn, R. E. (1999). Diagnosing and changing organizational culture. Reading: Addison-Wesley.
–Schein, E. H. (2015). Dialogic organization development: The theory and practice of transformational change. Berrett-Koehler Publishers.
–Walston, S. L. (2017). Organizational Behavior and Theory in Healthcare: Leadership Perspectives and Management Applications. Health Administration Press.
–Watterson, J. L., Rodriguez, H. P., Aguilera, A., & Shortell, S. M. (2019). Ease of use of electronic health records and relational coordination among primary care team members. Health care management review.
Método de ensino
As aulas serão lecionadas através de apresentação oral e os alunos terão a oportunidade de praticar a aplicação dos conceitos e instrumentos abordados nas aulas através de casos práticos. Avaliação: Exame (70%) e relatório individual (30 %). Os detalhes da avaliação são apresentados na primeira sessão da unidade curricular.
Método de avaliação
Avaliação: Exame (70%) e relatório individual (30 %). Os detalhes da avaliação são apresentados na primeira sessão da unidade curricular.
Conteúdo
1 )Introdução ao comportamento organizacional, tendências e desafios
- 2) percepções e atribuições
3 ) motivação e compromisso
- 4) Emoções e stress
- 5 )Processos grupais e de equipa
- 6 )Coordenação relacional em saúde
- 7 )Liderança
- 8 )Trocas sociais justiça,
apoio e confiança
- 9 )influência e comportamento político
- 10 )Cultura organizacional
- 11) Mudança organizacional
- 12)Organizações tóxicas e Comportamento organizacional positivo
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Administração Hospitalar
- Economia da Saúde
- Epidemiologia
- Epidemiologia Bioestatística e Investigação em Saúde
- Gestão da Saúde
- Medicina do Trabalho
- Medicina do Trabalho
- Política, Gestão e Administração da Saúde
- Programa de Formação Contínua Complementar
- Promoção da Saúde
- Promoção da Saúde
- Saúde Ambiental e Ocupacional
- Saúde Pública
- Saúde Pública Global