Comportamento Organizacional

Objetivos

1 )Compreender o papel do gestor enquanto gestor de pessoas

  - 2 )Adquirir conhecimentos teóricos acerca da aplicação prática da gestão de CO.

- 3 )Compreender a importância estratégica das pessoas enquanto vantagem competitiva 

- 4 ) Analisar as causas e consequências do comportamento organizacional funcional e disfuncional

- 5 )Conhecimento dos conceitos e instrumentos utilizados em CO

- 6 ) Utilização de instrumentos de auto conhecimento 

-  7) Pensamento crítico acerca dos objetivos das organizações          

Caracterização geral

Código

9623

Créditos

4.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 24

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Barsh, J., & Lavoie, J. (2014). Lead at your best. McKinsey Quarterly

Borkowski, N. (2016). Organizational behavior in health care. Jones & Bartlett Publishers.

Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C. & Cabral-Cardoso, C., & Neves, P. (2014). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª edição). Lisboa: RH Editora.

Lawrence, K. A., Lenk, P., & Quinn, R. E. (2009). Behavioral complexity in leadership: The psychometric properties of a new instrument to measure behavioral repertoire. The Leadership Quarterly, 20(2), 87-102.

Cameron, K. S., & Quinn, R. E. (1999). Diagnosing and changing organizational culture. Reading: Addison-Wesley.

 

Schein, E. H. (2015). Dialogic organization development: The theory and practice of transformational change. Berrett-Koehler Publishers.

Walston, S. L. (2017). Organizational Behavior and Theory in Healthcare: Leadership Perspectives and Management Applications. Health Administration Press.

 

Watterson, J. L., Rodriguez, H. P., Aguilera, A., & Shortell, S. M. (2019). Ease of use of electronic health records and relational coordination among primary care team members. Health care management review.

Método de ensino

As aulas serão lecionadas através de apresentação oral e os alunos terão a oportunidade de praticar a aplicação dos conceitos e instrumentos abordados nas aulas através de casos práticos. Avaliação: Exame (70%) e relatório individual (30 %). Os detalhes da avaliação são apresentados na primeira sessão da unidade curricular.

Método de avaliação

 Avaliação: Exame (70%) e relatório individual (30 %). Os detalhes da avaliação são apresentados na primeira sessão da unidade curricular.

Conteúdo

1 )Introdução ao comportamento organizacional, tendências e desafios 

- 2) percepções e atribuições

3 ) motivação e compromisso

- 4) Emoções e stress

- 5 )Processos grupais e de equipa

- 6 )Coordenação relacional em saúde 

- 7 )Liderança 

- 8 )Trocas sociais justiça,

apoio e confiança 

- 9 )influência e comportamento político 

- 10 )Cultura  organizacional 

- 11) Mudança organizacional 

- 12)Organizações tóxicas  e  Comportamento organizacional positivo