Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde I

Objetivos

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) 

Familiarizar os profissionais da saúde com os novos conceitos, processos, técnicas, instrumentos e tecnologias próprios da gestão da informação e do conhecimento (GICS) aplicados à saúde; 

Possibilitar um acesso rápido e oportuno ao conhecimento;

Proporcionar as referências e as capacidades técnicas necessárias para analisar, avaliar e utilizar aplicações concretas da GICS em Portugal e na Europa desenvolvendo o saber fazer;  

Assegurar os conhecimentos necessários para contribuir para uma melhoria da GICS no contexto organizacional onde os participantes se situam relativos à situação nacional e mundial saber estar ou ser. 

Caracterização geral

Código

9419

Créditos

4.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 30

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Requisitos para frequência

Domínio da língua inglesa

Bibliografia

Bibliografia principal 

Whittaker,  M.,  et  al.  (2015).  "Preparing  for  the  data  revolution:  Identifying  minimum health  information  competencies  among  the  health  workforce." Human  resources  for health 13 (1)

Uma nova era para a proteção dos dados na UE 2018 - General Data Protection

Regulation – GDPR, https://eugdpr.org

https://ec.europa.eu/commission/sites/beta-political/files/data-protectionfactsheet-changes_pt_1.pdf

Butler-Henderson K 2017, Health information management 2025.  What is required to create a sustainable   profession in the face of digital transformation?

University of Tasmania: Launceston, Australia 

Eastin, M. S. (2001), Credibility Assessments of Online Health Information: The Effects of Source Expertise and Knowledge of Content. Journal of Computer-

Mediated Communication, 6: 0. doi: 10.1111/j.1083-6101.2001.tb00126.x 

Saboga-Nunes, L.– Web-Assisted Tobacco Intervention in portuguese: intentions to make behavioural changes and behavioural changes. Lisboa : Escola Nacional de Saúde Pública. UNL, 2012. Tese elaborada no âmbito do Curso de Doutoramento, ministrado pela ENSP. UNL.

Método de ensino

Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Aprendizagem em blended learning activa e participada, com leitura indispensável dos textos de base e discussão de tópicos ou exercícios.

Sessões com exposição e componente aplicada do conhecimento. 

Sessões práticas com resolução de problemas, apresentação de resultados e discussão de implicações dos temas de ensino para a prática de gestão de organizações e sistemas de saúde. Os seminários consistem de trabalho de grupo com a presença de um docente, onde se desenvolve a discussão aprofundada dos temas de ensino.

Apreciação do empenho, trabalho e participação (20%), efectuada através da observação da participação dos alunos e da sua apresentação e discussão de tópicos e exercícios nas sessões envolvendo actividade em grupo (40%)

Prova de avaliação individual final (40%) com questões de escolha múltipla, de resposta curta e de desenvolvimento, versando sobre a matéria leccionada. 

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Conteúdos programáticos

1     Gestão da informação e do conhecimento em saúde: conceitos e técnicas - aplicação à saúde;

2     Ciber espaço, internet e saúde – das páginas WEB aos portais da saúde, do consumo ao contexto da informação: WEB 1.0, WEB 2.0, WEB 3.0;

3     Influenciar através do conhecimento – os Observatórios de saúde; as comunidades de conhecimento;  “evidência”  e decisão; literacia em saúde e o cidadão aprendente / competente / gestor e criador;

4     Novas soluções tecnológicas para GICS – “contact centers”,  “data mining”, “CRM”, ferramentas de base www (e.g. ustream, Second Life, webblogs, twitter, YouTube, facebook, skype aos outros voips, Inquéritos online, Pordata e bases de dados inclusivas;

5 Fontes de informação e estratégias de análise de informação de saúde; as redes sociais e acção em saúde. 

Da verticalidade à democracia do poder em saúde (capacitação e empoderamento): mudança de paradigma da prática e gestão da informação no ciber-espaço e os novos desafios das profissões ligadas à gestão da doença e promoção da saúde.

Instrumentos de apoio à gestão clínica, apoio ao cidadão no mundo virtual no âmbito da saúde.

Os processos de gestão de informação e conhecimento e contributos das tecnologias da WWW  (e.g fovaritos, páginas, portais, fóruns, chats, castpods, redes sociais).

Avaliação da qualidade no ciber-espaço no campo da promoção da saúde e desafios futuros.

e-health, comunicação electrónica e meta-informação.