Ergonomia

Objetivos

Os conteúdos programáticos da unidade curricular Ergonomia foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes e enquadram-se dentro dos conteúdos lecionados em unidades curriculares equivalentes de outras Universidades Portuguesas e Europeias. Para dotar os alunos das competências específicas a desenvolver no âmbito desta unidade curricular existe uma correspondência direta entre os conteúdos de cada capítulo lecionado (pontos 1 e 2 dos conteúdos programáticos) e as competências específicas a desenvolver (competências elencadas no âmbito de cada um dos anteriormente referidos capítulos).

Caracterização geral

Código

9591

Créditos

3.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 22

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Licenciatura

Leitura nas línguas inglesa e francesa

Bibliografia

– Castilo, J. ; Villena, J. ed. lit. – Ergonomia: conceitos e métodos. Lisboa: Dinalivro, 2005. – Grandjean, E. - Manual de Ergonomia – Adaptando o trabalho ao homem. Porto Alegre: Ed. Artes Gráficas Sul, 2005. – Karwowsky, W.; Marras, W.S. – The Occupational Ergonomics Handbook. Londres, Roca Raton, 1999. – Monod, H.; Kapitaniak, B. – Ergonomie. Paris: Masson, 1999. – Serranheira, F. et al. – Uma perspetiva da ergonomia no contexto da saúde e segurança do trabalho (SST). Segurança. 189 (2009) 18-23.

Método de ensino

Aulas teóricas e teórico-práticas

    Apreciação do empenho, trabalho e participação (20%);

    Trabalho de grupo (20%);

    Prova de avaliação individual final (60%).

Método de avaliação

    Trabalho de grupo (20%);

Prova de avaliação individual final (60%).

Conteúdo

Os conteúdos programáticos da unidade curricular Ergonomia foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes e enquadram-se dentro dos conteúdos lecionados em unidades curriculares equivalentes de outras Universidades Portuguesas e Europeias.

Para dotar os alunos das competências específicas a desenvolver no âmbito desta unidade curricular existe uma correspondência direta entre os conteúdos de cada capítulo lecionado (pontos 1 e 2 dos conteúdos programáticos) e as competências específicas a desenvolver (competências elencadas no âmbito de cada um dos anteriormente referidos capítulos).