Estudos de Casos de Medicina do Trabalho

Objetivos

1. Demonstrar a influência das condições de trabalho e da atividade na etiologia das LMELT; 2. Dar a conhecer as principais LMELT e algumas metodologias de avaliação do risco de LMELT; 3. Contribuir para o incremento de programas de prevenção das LMELT em SH&ST, tendo em vista a prevenção dos riscos profissionais e a (re)concepção de postos de trabalho; 4. Compreender a importância da existência de uma abordagem sistémica e integrada das situações de trabalho em contexto profissional e destacar as complexas relações entre o Homem e o sistema; 5. Propor programas de prevenção em Saúde e Segurança do Trabalho tendo em vista a prevenção dos riscos profissionais e uma adequada proteção e promoção da saúde dos trabalhadores.

Caracterização geral

Código

9595

Créditos

3.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 24

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Possuir o grau de mestre em Medicina (ou licenciado pré Bolonha);

Domínio de leitura em língua inglesa;

Esta UC tem como precedência a UC de AGRSO e de FSO.

Bibliografia

– NRC/IOM - Musculoskeletal disorders and the workplace: low back and upper extremities. Washington, DC: National Academy Press, 2001. Panel on Musculoskeletal Disorders and the Workplace. The National Research Council. Institute of Occupational Medicine. – SERRANHEIRA, F., A. UVA, & F. LOPES, Lesões músculo-esqueléticas e trabalho: alguns métodos de avaliação do risco. Cadernos Avulso. 2008, Lisboa: Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho. – ESTRYN-BÉHAR, M. – Guide des risques professionnels du personnel des services de soins. Paris: Editions Lamarre, 1991. – HASSELHORN, H-M.; TOOMINGAS, A; LAGERSTROM, M. – Occupational Health for Health Workers: a practical guide. Amsterdam: Elsevier, 1st ed., 1999. – UVA, A.S.; PRISTA, J. – Necessidades e Expectativas em Saúde e Segurança dos técnicos e restantes trabalhadores da saúde. Saúde & Trabalho. 5 (2005) 5-36.

Método de ensino

 Sessões teórico-práticas, com suporte de meios audiovisuais  Estudo, Análise e discussão de casos  As matérias são apresentadas em sessões letivas teóricas iniciais;  Elaboração de trabalho de grupo (2 a 3 no máximo) temático, escrito, com acompanhamento tutorial; Apresentação em sessão coletiva dos trabalhos realizados e sequente discussão. – Avaliação contínua e participação nas sessões de análise e discussão (20%) – Trabalho prático de estudo de caso (50%) – Apresentação e discussão individual do caso prático (30%)

Método de avaliação

– Avaliação contínua e participação nas sessões de análise e discussão (20%) – Trabalho prático de estudo de caso (50%) – Apresentação e discussão individual do caso prático (30%)

Conteúdo

·         Doenças relacionadas com o trabalho: LMELT, Fisiopatologia e clínica;

·         Modelos e metodologias de avaliação e gestão do risco de LMELT;

·         Prevenção médica e ambiental das LMELT;

·         Vigilância médica dos trabalhadores;

·         Exemplos de programas de prevenção de riscos profissionais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: