NOVA Medical School

Geral

A NOVA Medical School (NMS) é uma Escola Médica moderna e inovadora, alicerçada na inovação.

Conta atualmente com 1.740 alunos no Mestrado Integrado em Medicina, 96 na Licenciatura em Ciências da Nutrição e 427 em formação pós-graduada e um total de 604 docentes e investigadores.

A estratégia de integração gradual de docentes e investigadores estrangeiros, aliada ao número de estudantes de pós-graduação internacionais e de estudantes da NMS em regime de mobilidade é reveladora não só da abertura da Faculdade ao exterior, mas também da projeção internacional que tem vindo a adquirir e que pretende fortalecer no futuro. Também o número de alunos em programas de mobilidade outgoing é bastante significativo.

A NMS atingiu em 2021, pelo sexto ano consecutivo, a 1.ª posição nas classificações de entrada no Ensino Superior em Medicina, na Região de Lisboa, com o valor de 184,5.
A Licenciatura em Ciências da Nutrição, obteve pelo quarto ano consecutivo a nota de acesso mais elevada nacional, com o valor de 175,3.

A NMS trabalha com várias unidades de saúde associadas, o que permite aos nossos alunos usufruir de uma diversidade de locais de ensino e um conhecimento da realidade hospitalar e de cuidados de saúde primários mais diversa e alargada.

A relação privilegiada que mantemos, a nível do ensino clínico, com o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, que virá a localizar-se no futuro Hospital de Lisboa Oriental, originou a criação do CMUL – Centro Médico Universitário de Lisboa, que foi recentemente alargado a outras unidades hospitalares: Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Cuidados Primários de Saúde das áreas destes Centros Hospitalares e à Escola Nacional de Saúde Pública da NOVA. Com este alargamento, passou a denominar-se CCAL – Centro Clínico Académico de Lisboa, estrutura que permite oferecer um melhor e mais integrado ensino clínico aos estudantes da Faculdade, disponibilizar melhores condições de formação continua aos profissionais e fomentar a abordagem científica na prática assistencial. O Hospital de Lisboa Oriental será a primeira experiência portuguesa, criada de raiz e desde a origem de uma nova unidade hospitalar, que terá a tripla missão de: 1) Tratar/curar doentes; 2) Ensinar/formar alunos e treinar profissionais de saúde; 3) Investigar/descobrir mecanismos das doenças e sua resolução.

As instalações do Pólo de Investigação, para além da melhoria das atividades pedagógicas (Biblioteca e MedSim), permitiram a criação de espaços de excelência para investigação, onde desenvolvem trabalho colaborativo e de excelência mais de 40 grupos dedicados a várias áreas de estudo. O CEDOC (Centro de Estudos de Doenças Crónicas) integra 3 unidades de investigação: TOXOMICS (Centro de Toxicogenómica e Saúde Humana), CHRC (Comprehensive Health Research Centre) e iNOVA4Health – Advancing Precision Medicine, programa em medicina translacional. A NMS participa também na Unidade I&D Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS).

O Centro de treino de Competências Clínicas (NOVA MedSim) e o Laboratório de Investigação Alimentar (LIA), são as mais recentes apostas de apoio ao ensino, ambos apetrechados com equipamento de última geração ao serviço quer da formação pré e pós-graduada, quer da investigação..

Motivo de orgulho é também a distinção que a NMS recebeu do Ministério da Saúde com a Medalha de Serviços Distintos, grau “Ouro”.

Estudantes em mobilidade

A NMS dispõe de um Núcleo de Mobilidade, que integra o Serviço Académico, e que presta informação na área das relações internacionais, assegurando os contactos e o desenvolvimento de protocolos com instituições de ensino superior.

PROGRAMAS DE MOBILIDADE


Programa Erasmus+: sobejamente conhecido, este é o programa de mobilidade europeia por excelência, que possibilita o intercâmbio de estudantes para estudos e estágios profissionais (esta última vertente apenas para alunos de 6º ano). 
O Núcleo de Mobilidade organiza anualmente uma sessão de divulgação para potenciais candidatos e outra de preparação para a mobilidade dirigida especificamente aos alunos seleccionados. Este programa permite igualmente a mobilidade de pessoal docente para missões de ensino e não docente para formação.

Acordos de Cooperação: O Núcleo de Mobilidade tem procurado desenvolver uma rede estruturada de Acordos Bilaterais de Cooperação, privilegiando a América Latina. Os alunos da NMS poderão efetuar períodos de mobilidade em diversas Instituições de Ensino Superior que integram a lista de Acordos em vigor.

Programa Almeida Garrett: este é um programa de mobilidade interna de estudantes que envolve todas as Instituições de Ensino Superior Portuguesas com assento no Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Este programa permite um período de mobilidade semestral aos alunos e visa promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional no ensino superior.

Free-mover: esta vertente da mobilidade permite que um aluno da NMS possa efetuar disciplinas/estágios isolados numa Universidade que concorde em acolhê-lo e com a qual não exista acordo de cooperação.

Contactos:
Mobilidade Outgoing
Email: mobilidade-out@nms.unl.pt
Tel: +(351) 21 880 30 15
Mobilidade Incoming
Email: mobilidade-in@nms.unl.pt
Tel: +(351)21 880 30 71

Serviço Académico
Núcleo de Mobilidade
NOVA Medical School
Campo Mártires da Pátria, 130
1169-056 Lisboa

Horário de atendimento:
2ª a 6ª das 14h às 16h

Autoridades académicas

  • Diretora Helena Canhão
  • Subdiretor, Presidente do Conselho Científico Miguel Xavier
  • Subdiretor, Presidente do Conselho Pedagógico Nuno Neuparth
  • Subdiretora para a Extensão à Comunidade Conceição Calhau
  • Subdiretor para a Interface com Unidades de Saúde e Clínica Aníbal Ferreira
  • Subdiretora para a Investigação Patrícia Calado
  • Administrador Paulo Bastos
  • Assessora para a Qualidade, Processos e Melhoria Continua Mónica Belchior

Matrícula e inscrição

1º ano / 1ª vez: inscrição online

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA e LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO


MATRÍCULA/INSCRIÇÃO

A matrícula/inscrição dos alunos do 1º ano (1ª vez) realiza-se exclusivamente online.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Os candidatos cujos nomes constem da lista publicada pela DGES como colocados no Mestrado Integrado em Medicina ou na Licenciatura em Ciências da Nutrição da NMS|FCM devem realizar a matrícula online e através do Portal Académico Netp@

Informações mais detalhadas podem ser consultadas aqui

Informação prática

Bibliotecas

Perfil da Biblioteca:
É uma biblioteca especializada em Medicina e áreas afins e complementares.

Horário de abertura e atendimento:
Nos períodos letivos: de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 20h00
Nas Férias intercaladas no ano escolar: De segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00, podendo variar por circunstâncias extraordinárias, devidamente anunciadas.
Variável: nas férias de verão (agosto e setembro)

Anualmente, são selecionados e treinados alunos da NMS (programa gerido em articulação com a Associação de Estudantes) que colaboram nas atividades de extensão do atendimento da Biblioteca.

Utilizadores:
A Biblioteca dirige-se principalmente aos utilizadores da NMS designados utilizadores internos – alunos do 2º e 3º ciclos, docentes, investigadores e funcionários.
Para poder solicitar o empréstimo, renovação e reserva de livros, reservar gabinetes de estudo e cacifos e solicitar fotocópias e impressões tem que estar inscrito e possuir número de utilizador da Biblioteca NMS.
Alguns utilizadores não internos em determinadas circunstâncias (estagiários, membros da Associação de Antigos Alunos da NMS, etc) poderão ter acesso a alguns serviços em condições semelhantes aos internos.
Os utilizadores externos podem utilizar a Biblioteca apenas para consulta nas suas instalações (devem estar registados na base de utilizadores e identificados com cartão de visitante).

BIBLIOTECA FÍSICA:
A Biblioteca da NOVA Medical School (NMS situa-se no Edifício Vermelho do Polo de Investigação da Faculdade, na Rua do Instituto Bacterológico, 3.
Tem vários postos de computador (fixos e portáteis) destinados aos utilizadores, todos facultando acesso à Internet. Disponibiliza rede wireless na área da Biblioteca.

BIBLIOTECA VIRTUAL:
A Biblioteca é responsável pelos conteúdos da biblioteca digital (homepage), que  procura  apoiar e orientar os utilizadores internos e externos na utilização dos espaços, dos recursos que disponibiliza e em competências de apoio à investigação nas áreas da bibliometria e do copyright em literacia de informação.

Fontes de Informação:
A Biblioteca disponibiliza documentação em suporte papel (livros e revistas) da sua coleção geral e IGNOREes de informação eletrónicas através da sua homepage, nomeadamente:
• Livros de texto e manuais de ensino (coleções AccessMedicine, b-on ebooks de Medicina, Springer e-books)
• Revistas científicas (assinadas pela NMS, UNL e consorcium b-on)
• NOVA Discovery , o catálogo integrado das bibliotecas e recursos da NOVA
• OPAC KOHA das existências da Biblioteca
• Repositório institucional da NOVA – RUN
• Recursos de A a Z (especializados em biomedicina)
• Bases de dados – PubMed, WoS, SCOPUS

Serviços:
- Gere os acessos a recursos eletrónicos (e-books e e-journals).
- Orienta e apoia em pesquisas de informação em bases de dados e recursos Internet.
- Gere a aquisição de bibliografia e outros recursos de informação.
- Gere a consulta presencial da coleção geral e coleções especiais.
- Gere o Empréstimo domiciliário e colabora no Empréstimo entre bibliotecas.
- Fotocópias e digitalização.
- Formação de utilizadores.(formação inicial a alunos 1º ano, formação em pesquisas PubMed, em utilização de gestores de citações).
- Gere reserva de Gabinetes de estudo de grupo e individuais.
- Orienta na Localização e obtenção de documentos.
- Rede wireless.

Outras informações:
A Biblioteca é ponto focal institucional para a recolha de referências da publicação científica dos autores da NMS e participa em Projectos da NOVA, como o de Literacia Informacional (colaboração em ações de formação em parceria com especialistas de outras áreas e com outras Unidades Orgânicas da NOVA).

Outros equipamentos

No Pólo de Investigação localizam-se:
1. Unidades de Investigação (3)
2. Biblioteca
3. NOVA MedSim (Centro de Treino de Competências Clínicas )
4. Laboratórios (22)
5. Biotérios (3)
6. Unidade de Microscopia
7. Unidade de Histologia
8. Unidade de Citometria
9. Unidade de Cultura Celular (5 salas de cultura diferenciada)
10. Bar

Programas de intercâmbio

Os programas de  intercâmbio internacional existentes na NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas incluem:
- Os geridos pelo Núcleo de Mobilidade
- Os geridos pela Associação de Estudantes da NMS (Programa de Intercâmbios da International Federation of Medical Students Associations).

Estágios

Para informações, por favor contacte: academicos@nms.unl.pt / mobilidade-out@nms.unl.pt

Prémios & bolsas

Prémio - Fundação Astrazeneca
Atribuição de um prémio anual no âmbito das bolsas de mobilidade do Programa Erasmus, aos alunos do 6º ano com dois objetivos principais: premiar o melhor aluno e possibilitar a fase terminal de formação clínica e científica pré-graduada numa das Faculdades Europeias de referência, incluídas nesse Programa. Para mais informação, consulte o regulamento na área internacional do site da NMS.

Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/NOVA
Este Prémio visa distinguir projetos de investigação a desenvolver por investigadores juniores da Universidade NOVA de Lisboa, dando-se preferência a projetos que envolvam, pelo menos, duas das Unidades Orgânicas da NOVA.


Prémio melhor aluno de cada ano e do MIM e LCN Santander Totta/NOVA
Este prémio visa distinguir os melhores alunos de cada ano, bem como o melhor aluno de todo o Mestrado Integrado em Medicina e Licenciatura em Ciências da Nutrição.

Prémio SMEG em Gastrotecnia
Este prémio visa distinguir o melhor aluno, em cada ano letivo, da Unidade Curricular de Gastrotecnia da Licenciatura e Ciências da Nutrição.

Prémio CEREALIS em Química dos Alimentos
Este prémio visa distinguir o melhor aluno, em cada ano letivo,  da Unidade Curricular de Química dos Alimentos da Licenciatura e Ciências da Nutrição.

Prémio Anatomia Patológica
Este prémio visa distinguir o melhor aluno, em cada ano letivo, da Unidade Curricular de Anatomia Patológica do Mestrado Integrado em Medicina.

Prémio SICGEN em Mecanismos Moleculares de Doença
Este prémio visa distinguir o(s) melhor(es) aluno(s), em cada ano letivo, da Unidade Curricular de Mecanismos Moleculares de Doença.

Prémio Professor José Luis Castanheira em Saúde Pública
Este prémio visa distinguir o melhor aluno, em cada ano letivo, da Unidade Curricular de Saúde Pública.

Prémio Professor Pedro Costa em Fisiologia
Este prémio visa distinguir o melhor aluno, em cada ano letivo, da Unidade Curricular de Fisiologia do Mestrado Integrado em Medicina.

Prémio Professor Nuno Cordeiro Ferreira em Pediatria
Este prémio visa distinguir o melhor aluno, em cada ano letivo, da Unidade Curricular de Pediatria do Mestrado Integrado em Medicina.

Prémio Professor Anntónio Rendas em Fisiopatologia
Este prémio visa distinguir o melhor aluno, em cada ano letivo, da Unidade Curricular de Fisiopatologia do Mestrado Integrado em Medicina.

Prémio Professor José Esperança Pina em Anatomia
Este prémio visa distinguir o melhor aluno, em cada ano letivo, da Unidade Curricular de Anatomia do Mestrado Integrado em Medicina.

Cursos de línguas

O Instituto de Línguas da Universidade NOVA de Lisboa (ILNOVA), sedeado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, presta serviço a todas as licenciaturas e pós-graduações da Nova, ao público em geral, a empresas e a executivos, orgulhando-se de ter um corpo docente altamente qualificado, com falantes nativos. O ILNOVA oferece cursos de Alemão, Árabe, Búlgaro, Catalão, Checo, Curdo, Dinamarquês, Esloveno, Espanhol, Finlandês, Francês, Galego, Grego Moderno, Inglês, Italiano, Japonês, Língua Gestual Portuguesa, Língua Persa, Mandarim, Neerlandês, Polaco, Romeno, Sueco, Turco e Russo.

Mais informação: http://ilnova.fcsh.unl.pt/

Serviços de alimentação

Os alunos têm acesso a todas as unidades de alimentação dos Serviços de Acção Social (SAS) da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA) e a todas as unidades de alimentação da Universidade de Lisboa, da Universidade Técnica de Lisboa e do Instituto Politécnico de Lisboa, mediante a apresentação do respectivo cartão de estudante.

Instalações com resposta a necessidades especiais

As instalações da NMS dispõem do equipamento necessário para estudantes deficientes motores.

Actividades extracurriculares

Coro da Universidade NOVA de Lisboa 
Fundado em 1988. É composto por elementos das diferentes Faculdades.
http://www.unl.pt/pt/universidade/Coro/pid=84/

Grémio Académico da NMS|FCM 
Criado em 1998, organiza as actividades da praxe académica e das boas vindas aos novos alunos.
http://gremioacademicofcm.blogspot.pt/

Grupo de Teatro Miguel Torga 
Criado em 1995. Tem elementos da NMS|FCM e de outras Faculdades (não só da Universidade Nova).
http://www.gtmigueltorga.com/

Tuna Médica de Lisboa 
Criada em 1995. Junta alunos das duas Faculdades de Medicina de Lisboa.
http://www.tunamedica.com/

Alumni Club 
https://bit.ly/2PgU89h

Associações de estudantes

A Associação de Estudantes da NOVA Medical School da Universidade NOVA de Lisboa (AEFCM) foi fundada em 1979 e representa todos os estudantes da NMS|FCM. Definida pela inovação, dedicação e proximidade, a AEFCM é constituída pelas equipas de Comunicação, Sustentabilidade, Internacional, Recreativo, Política Educativa, Formação, Responsabilidade Social e por seis Projetos (Revista FRONTAL, FutureMD, Hospital da Bonecada®, iMed Conference®, Marca Mundos® e Saúde Porta a Porta) .

No passado recente, a AEFCM tem inovado em projetos de sucesso nas áreas de Ciência e Investigação, Responsabilidade Social, Saúde Comunitária, Educação Médica, Cultura, Desporto, pelos quais foi premiada com o Prémio de Boas Práticas Associativas do Instituto Português do Desporto e Juventude em 2015 e estando atualmente a desenvolver cada vez mais atividades no âmbito da Sustentabilidade Ambiental. O iMed Conference®, FutureMD, Revista FRONTAL, Hospital da Bonecada®, Saúde Porta a Porta, Rastreios de Saúde, Projetos de Voluntariado Nacional e Internacional, Estágios Clínicos e Laboratoriais são alguns exemplos das iniciativas com maior lastro de intervenção na sociedade e formação pessoal dos nossos colegas.

A AEFCM convida todos os novos alunos a desafiarem-se e fazerem parte deste projeto, procurando o seu enriquecimento pessoal e desenvolvendo uma comunidade estudantil motivada e interventiva. 

 

Horário:
das 09h00 às 18h00
(não encerra à hora do almoço, exceto à quarta-feira que encerra das 14h00 às 15h00)
 
Campo dos Mártires da Pátria, 130
1169-056 Lisboa
Tel. (+351) 218 803 095
Tlm. (+351) 919 272 785
geral@aefcm.pt
http://aefcm.pt/

Outra informação

Acessos:
Autocarros Carris: 723, 730, 760 e 767
Horários e percursos aqui.
Elevador do Lavra
Metropolitano (
Estações): Avenida (Linha Azul) / Martim Moniz (Linha Verde)

Calendário escolar

2º, 3º, 4º, 5º e 6º Ano - 1º Semestre: ->

2º, 3º, 4º, 5º e 6º Ano - 2º Semestre: ->

1º ano: ->