Biofilmes e infeções crónicas
Objetivos
No final desta unidade curricular está previsto que os alunos tenham adquirido as seguintes competências: (1) Descrever e explicar as bases moleculares associadas à formação de biofilmes bacterianos de importância clínica. (2) Distinguir e descrever as diversas técnicas de que são utilizadas para isolar, caracterizar e quantificar biofilmes. (3) Comparar e contrastar os diferentes modelos in vitro e in vivo desenvolvidos para o estudo de biofilmes bacterianos. (4) Compreender a importância dos biofilmes bacterianos no contexto de infeção crónica. (5) Analisar e interpretar resultados experimentais de formação e inibição de formação de biofilme de forma crítica e clara. (6) Apreciar e distinguir as várias formas de tratamento disponíveis ou experimentais e analisar e comparar os seus efeitos e resultados práticos.
Caracterização geral
Código
21292
Créditos
6
Professor responsável
Prof.ª Doutora Rita Gonçalves Sobral de Almeida
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Microbial Biofilms. 2004. Mahmoud Ghannoum, George A. O'Toole. ASM Press. ISBN : 9781555818944
Bacterial Biofilms. 2008. Romeo, Tony. Springer. ISBN 978-3-540-75418-3.
Biofilms in Human Diseases: Treatment and Control. 2019. Kumar, S., Chandra, N., Singh, L., Hashmi, M.Z., Varma, A. Springer. ISBN 978-3-030-30757-8
The Role of Biofilms in Device-Related Infections. 2009. Shirtliff, Mark E., Leid, Jeff G. Springer. ISBN 978-3-540-68119-9
Biofilm Infections. 2011. Bjarnsholt, Th., Jensen, P.Ø., Moser, C., Høiby, N. Springer. ISBN 978-1-4419-6084-9
Método de ensino
A estratégia pedagógica assenta no princípio de separação entre aulas teóricas e práticas, lecionando-se uma aula teórica (1h) e uma aula prática (3h) durante quatro dias da semana. As aulas teóricas são de natureza expositiva, incentivando-se a participação dos alunos. A aprendizagem é complementada pela exposição crítica de um artigo científico sobre um estudo de desenvolvimento de biofilme em contexto clínico (caso de estudo) em grupo de 2 alunos seguida de discussão, a realizar durante as 2 últimas sessões teóricas. As aulas práticas consistirão em sessões laboratoriais em autonomia, seguidas de tratamento e análise dos resultados obtidos por cada estudante.
Método de avaliação
A componente teórica será avaliada por teste e/ou exame composto por perguntas de resposta múltipla.
Esta componente contribui com 75% da nota final. Os restantes 25% correspondem à avaliação da exposição crítica de artigo científico.
Será aprovado o aluno que obtenha uma classificação global não inferior a 10.
Conteúdo
- Princípios fundamentais de formação de biofilmes bacterianos definição, fases do processo de desenvolvimento e constituintes moleculares.
- Funções fisiológicas da estrutura do biofilme papel protetor e desenvolvimento de persistência.
- Descrição de biofilmes multi-espécie em contexto clínico.
- Biofilmes no contexto de feridas e de dispositivos médicos invasivos.
- Papel dos biofilmes na infeção crónica.
- Modelos in vivo e in vitro para estudo de biofilmes.
- Novas abordagens terapêuticas para o tratamento de infeções associadas com desenvolvimento de biofilmes.