Introdução à Medicina

Objetivos

Definidos em termos de produtos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e
competências a desenvolver pelos estudantes) e que serão objeto de avaliação.
No final desta Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Compreender o conceito de Saúde e diferentes dimensões a ele associados ¿ O conceito
de "Uma Saúde"
2. Descrever a organização do Sistema Nacional de Saúde, níveis de atuação e seus
intervenientes
3. Identificar as características específicas do trabalho médico e de compreender o papel do
médico na sociedade atual. A Ordem dos Médicos, os Sindicatos e as Sociedades Científicas
4. Justificar a importância da relação médico-doente
5. Identificar a importância do trabalho de equipa - a equipa multidisciplinar e a cooperação
intersectorial
6. Demonstrar a capacidade de se questionar sobre os grandes objetivos da medicina, nas
suas diferentes componentes de promoção/prevenção, tratamento e reabilitação
7. Demonstrar possuir as competências transversais necessárias à organização,
sistematização e transmissão de conhecimentos
8. Compreender o papel do cidadão na promoção e conservação da saúde, gestão da doença
e participação nos modelos de decisão - A sociedade civil e a Saúde

Caracterização geral

Código

107003

Créditos

3

Professor responsável

João Filipe Raposo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

- B. Alder, M. Porter, C. Abraham, E. Van Teijlingen, M. Porter. Psychology and Sociology applied
to Medicine. An Illustrated Colour Text. 3rd edition. Churchill Livingstone, Elsevier, 2009
- R. Wilkinson & M.Marmot (Eds). Social determinants. The solid facts. WHO, Geneva, 2003.
- Rui Mota Cardoso. Competências Clínicas de Comunicação. Faculdade de Medicina do Porto.

Método de ensino

O modelo de ensino previsto para o ano de 2022-2023 é o de ensino em b-learning.
As aulas teóricas serão disponibilizadas em moodle (assíncrono com grupos de discussão).
As aulas teóricas são organizadas num modelo de apresentação curta. Cada turma será
responsável por elaborar um texto-resumo sobre esse tópico (incluindo proposta para questões
de avaliação).
As aulas teórico-práticas/estágios observacionais decorrerão em visitas a serviços de saúde - em
grupos de 3-4 alunos.

Método de avaliação

Distribuída ao longo do semestre/ano letivo, com exame/prova de avaliação final

Conteúdo

A. O conceito de Saúde, determinantes de saúde "Uma Saúde"
B. Objetivos da medicina
i. Prevenção e tratamento das doenças, reabilitação dos doentes, promoção
da saúde
C. As grandes questões da medicina atual
i. Medicina, ciência e tecnologia; cuidados médicos e fatores económicos;
medicina e globalização
D. O exercício da Medicina
i. O médico e a prática clínica; a investigação em saúde; as políticas de saúde
ii. O trabalho em equipa multidisciplinar
iii. O estudante de medicina e a preparação para a profissão
E. Introdução à elaboração de relatórios e trabalhos científicos em Medicina
F. Introdução à relação médico-doente
G. Os serviços de saúde
H. Papel das organizações de cidadãos, doentes e de familiares - os cuidadores

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: