Competências Nucleares em Investigação

Objetivos

Conhecer o mestrado, os objetivos, metodologias e as saídas profissionais.

Adquirir conhecimentos e competências associados à prática da investigação científica: formulação de hipóteses cientificamente válidas, desenho de experiências ou modelos que permitam testar hipótese e analisar de forma critica os resultados:

- Saber discutir, de forma critica, um artigo científico, estabelecendo a sua relevância e potencial impacto no estado atual do conhecimento;

- Desenhar, escrever e apresentar as principais secções de uma investigação para responder a uma hipótese ou problema científico definido tendo em consideração as limitações do desenho proposto e estratégias experimentais alternativas;

- Compreender a importância da ética da investigação em CV e da saúde e saber utilizá-la no desenho de um projeto;

- Identificar os meios e recursos que permitam planear de forma informada mas crítica as fases de iniciação e desenvolvimento de uma carreira científica em contextos diversos.

Caracterização geral

Código

1091000

Créditos

5

Professor responsável

Professor Doutor Paulo de Carvalho Pereira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Serão fornecidos pelos participantes e convidados bibliometria ou outro tipo de informação adequando. Sempre que aplicável a bibliografia consistira de artigos científicos disponíveis na internet em bases de dados apropriadas.

Procurará em cada edição do curso fornecer-se a informação científica mais recente. Os estudantes serão estimulados a partilhar notas e informação sobre a UC em fóruns virtuais em plataforma informática a criar do tipo blackboard virtual.

Método de ensino

A concretização dos objetivos faz-se através de aulas teórico-práticas, seminários e workshops, sobre os temas.

Privilegia-se, sempre que possível e apropriado, modelos que envolvam a participação dos alunos e que contribuam para uma análise crítica dos diferentes conteúdos programáticos. Incluem-se sessões de discussão informal com alunos de edições anteriores do curso ou (nos primeiros anos) com alunos de cursos semelhantes.

O método de eleição para aquisição de competências mais transversais (ex: planeamento de carreira, empreendedorismo, etc) envolverá exemplos práticos e apresentação de histórias de sucesso, sempre que possível na 1ª pessoa. Os alunos serão ativamente envolvidos na apresentação de artigos e no desenvolvimento de uma ideia para um projeto.

Método de avaliação

A avaliação envolverá duas componentes: uma proposta escrita de projeto de investigação com uma descrição detalhada da abordagem experimental a adotar e a apresentação e discussão da mesma proposta (50%); e um relatório de revisão de um artigo científico, detalhando as falhas a nível experimental e a apresentação e discussão do mesmo (50%).

Conteúdo

- Aspetos críticos na iniciação e desenvolvimento de uma carreira em ciência;

- Limitações, percursos alternativos e percursos de carreias não convencionais;

- Métodos e meios para a organização a preparação, exposição e discussão de resultados experimentais na forma de um artigo científico;

- Formulação de hipóteses e ideias cientificamente válidas e sua tradução num projeto de investigação organizado e estruturado de modo a permitir o seu financiamento;

- Conceitos, princípios e normas regulamentares fundamentais de bioética e integridade científica e sua aplicação na elaboração de uma investigação;

- Histórias de sucesso e exemplos de empreendedorismo e inovação em ciência;

- Indústria e patentes;

- O processo de revisão e avaliação por pares e as suas principais aplicações: publicação de artigos científicos, avaliação de projetos, recrutamento profissional;

- Literacia e mobilização do conhecimento em Ciências da Vida e saúde.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: