Desenvolvimento e células estaminais

Objetivos

Definidos em termos de produtos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) e que serão objeto de avaliação.

Esta disciplina pretende dar ao estudante uma visão integrada da Biologia do Desenvolvimento Animal com a Biologia da Célula Estaminal. No final da aprendizagem o estudante deve adquirir um conhecimento atual das bases genéticas, moleculares e morfogenéticas dos estádios iniciais do desenvolvimento embrionário animal. Compreender o conceito de célula estaminal embrionária em comparação com as células somáticas.

Apresentar as características fundamentais das células estaminais embrionárias, adultas e patológicas (cancro, senescentes).

Pretende-se transmitir conhecimentos e conceitos gerais em biologia de células estaminais de uma forma integrada ao nível da biologia molecular (para explicar os mecanismos moleculares/vias de sinalização, regulação genética e epigenética dos genes importantes nestas células), celular (interações químicas e físicas entre as células que definem o nicho celular e determinam o destino das células estaminais) e do organismo. Apresentar as propriedades, o potencial e as limitações do uso de células estaminais pluripotentes (embrionárias ou reprogramadas – iPS) e adultas em medicina regenerativa.

Caracterização geral

Código

1091016

Créditos

5

Professor responsável

Prof. Doutor José Belo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Introdução

Conceitos básicos em Biologia do Desenvolvimento;

Expressão genética e diferenciação celular e padronização do corpo;

Estabelecimento de assimetrias durante o desenvolvimento.

 

Morfogénese

Regulação da polarização, adesão celular e migração;

Morfogénese dos tecidos e organogénese;

Cicatrização e regeneração dos tecidos;

Homeostase e envelhecimento.

 

Células Estaminais embrionárias

Isolamento, cultura, caracterização, segurança e problemas éticos;

Biologia da Célula Estaminal. Estaminalidade e pluripotência;

Estratégias de diferenciação;

Modelos Animais de doenças.

 

Células estaminais adultas

Celulas estaminais mesenquimais, hematopoiéticas, derivadas de tecidos adiposos, umbilicais;

Características, plasticidade e mecanismos de ação (substituição, secreção de factores paracrinos, fusão celular);

Aplicações terapêuticas;

Celulas estaminais especificas de tecidos: Neural, musculo, pâncreas, pele;

Identificação e isolamento. Importância do nicho;

Aplicações a modelos Animais de doenças.

 

iPSC e células transdiferenciadas

Princípios de reprogramação, limitações e vantagens do método;

Reprogramação direta (transdiferenciação) de células somáticas em células com funções diferentes.

Bibliografia

- Scott Gilbert: Developmental Biology, 10a edicao, Sinauer Associates, 2013.

- Langman's Medical Embryology, T. W. Sadler, Lippincott Williams & Wilkins, 12th Edition, 2013.

- Stem Cells: From Mechanisms to Technologies" - By Michal K. Stachowiak, Emmanuel S. Tzanakakis - World Scientific Publishing Co, 2012.

- Stem Cells and Cancer Stem Cells, Volume 2: Therapeutic applications in disease and injury" - by M.A. Hayat – Sringer, 2011.

- Principles of Regenerative Medicine" - By Anthony Atala, Robert Lanza, James A. Thomson, Robert Nerem – Academic press, Elsevier, 2010.

 

Artigos científicos e outros materiais de apoio.

Método de ensino

Metade do tempo letivo será ocupado com a lecionação do conteúdo programático, sendo disponibilizados aos alunos todos os slides utilizados nas mesmas. Haverá também uma importante componente de apresentação de seminários de investigação proferidos por investigadores conceituados visando demonstrar o State-of-the-art deste campo. Uma parte do tempo letivo será dedicada a apresentação e discussão de artigos científicos diversos, fornecidos pelo docente. As apresentações dos artigos serão realizadas pelos alunos.

Método de avaliação

A avaliação será feita mediante apresentação/discussão dos artigos em grupo (75% da nota) e a apresentação de um artigo individualmente (25% da nota).

Conteúdo

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: