Abordagem dos problemas mentais comuns no âmbito dos Cuidados Primários
Objetivos
Os alunos deverão ser capazes de:
- Reconhecer as apresentações comuns e compreender a epidemiologia da ansiedade, luto, depressão, distúrbios alimentares, esquizofrenia, transtorno bipolar e disforia de género nos cuidados primários e em ambiente comunitário;
- Fazer a avaliação competente da gravidade da ansiedade, luto, depressão, distúrbios alimentares, esquizofrenia, disforia de género, transtorno bipolar e tomar decisões de tratamento;
- Reconhecer algumas das barreiras para a procura de ajuda na ansiedade, luto, depressão, distúrbios alimentares, esquizofrenia, transtorno bipolar e disforia de género;
- Fazer aplicação competente do tratamento faseado / abordagem colaborativa na gestão da ansiedade, luto, depressão, distúrbios alimentares, esquizofrenia, transtorno bipolar e disforia de género nos cuidados primários.
Caracterização geral
Código
24502
Créditos
15
Professor responsável
Professora Lucja Anna Kolkiewicz
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Nível médio de utilização de Língua Inglesa (compreensão e escrita).
Bibliografia
- Baldwin DS, Anderson IM, Nutt DJ, Bandelow B, Bond A, Davidson JRT, den Boer JA, Fineberg NA, Knapp M, Scott J, Wittchen H-U. Evidence-based guidelines for the pharmacological treatment of anxiety disorders: recommendations from the British Association for Psychopharmacology. Journal of Psychopharmacology 2005; 19(6): 567-596;
- Baldwin DA, Aitchison K, Bateson A, Curran VH, Davies S, Leonard B, Nutt DJ, Stephens DN, Wilson S. Benzodiazepines: risks and benefits. A reconsideration. Journal of Psychopharmacology 2013; 27(11): 967-91;
- BarnesTRE Schizophrenia Consensus Group of the British Association for Psychopharmacology. Evidence-based guidelines for the pharmacological treatment of schizophrenia: recommendations from the British Association for Psychopharmacology. Journal of Psychopharmacology 2011; 0(0):346-388;
- Ivbijaro G (ed). Companion to Primary Care Mental Health. London: Radcliffe Publishing, 2012.
Método de ensino
UC baseada em:
- Palestras
- Seminários presenciais
- Trabalho de grupo
- E-discussão
- E-learning
- Registo de aprendizagem pessoal
- Feedback dos colegas
- Auto-avaliação.
A aprendizagem reflexiva e entre pares será apoiada por palestras sobre bases teóricas; seminários presenciais e trabalho em grupo serão usados para rever diretrizes baseadas em evidência, consolidar a aprendizagem e desenvolver capacidades. Os alunos irão ainda comparar-se com práticas de referência.
Os alunos terão acesso a uma plataforma eletrónica para acesso a apontamentos, apresentações, materiais de leitura, de autoavaliação e de pré- e pós-aprendizagem; e a um fórum de discussão online.
Os participantes deverão completar trabalhos práticos em casa, incluindo através de discussão baseada em casos. Irão ainda manter um registo de aprendizagem pessoal.
Método de avaliação
Auto-avaliação (25%), avaliação por pares (25%), avaliação por coordenadores (50%).
Conteúdo
Apresentações comuns, epidemiologia, avaliação da gravidade, barreiras para a procura de ajuda, avaliação de riscos, tomada de decisão sobre o nível de prestação cuidados e tratamento, guias para a gestão de distúrbios nos cuidados primários e ambiente comunitário nos seguintes distúrbios / apresentações / síndromes: ansiedade, luto, depressão, distúrbios alimentares, esquizofrenia, transtorno bipolar, disforia de género.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: