Princípios Básicos de Gestão
Objetivos
· Identificar e reconhecer as especificidades das questões relacionadas com a gestão da investigação clínica;
· Desenvolver e aplicar competências de gestão estratégica e operacional à gestão da investigação clínica;
· Identificar e utilizar os principais conceitos, metodologias e técnicas da planificação, gestão e avaliação de projetos na gestão da investigação clínica;
· Cumprir as boas práticas clínicas, no planeamento, organização, execução, avaliação e controlo da execução de projetos no contexto da investigação clínica;
· Integrar os sistemas da gestão da qualidade na gestão dos projetos de investigação clínica.
Caracterização geral
Código
191001
Créditos
6
Professor responsável
Prof.ª Doutora Nina Katarzyna Szczygiel (UA)
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português ou Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
· Aaalst, W. v. d. and Hee, K. v. (2009). Gestão de Workflows. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
· Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C. and Cabral-Cardoso, C. (2014). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: RH Editora.
· Ferreira, M.P, Santos, J.C, Reis, N. and Marques, T. (2010). Gestão Empresarial: Lidel-Edições Técnicas.
· Lientz, B.P. and Rea, P. (2002). Project Management for the 21th Century: Academic Press, 3rd Ed.
· Maçães, M. A. R. (2015). Manual de Gestão Moderna - Teoria e Prática: Atual Editora.
· Newell, M. and Grashina, M. (2003). The Project Management Question and Answer Book: AMACOM.
· Osterwalder, A. e Pigneur, Y. (2010). Criar Modelos de Negócio: Dom Quixote.
· Teixeira, S. (2013). Gestão das Organizações. Lisboa: Escolar Editora.
· Van der Berg, G. e Pietersma, P. (2015). Os Principais Modelos de Gestão: Atual Editora.
Método de ensino
As aulas serão teórico-práticas, integrando uma componente expositiva e uma componente interativa, dirigidas a pequenos grupos.
As sessões serão modulares, suportadas por elementos convencionais e multimédia. Haverá também discussão de casos práticos e análise e discussão de artigos científicos em grupo.
Método de avaliação
Trabalho individual (50%): apresentação e discussão de um artigo.
Trabalho de grupo (50%): apresentação e discussão de um caso prático/tema relacionado com os conteúdos da unidade curricular, aplicado ao contexto da investigação clínica, podendo ser uma situação paradoxal, contraditória, que desaie o senso comum e estimule o espírito crítico dos alunos. Este elemento compreende a entrega de um relatório escrito.
Conteúdo
· Funções básicas de gestão;
· Enquadramento;
· Planeamento;
· Organização;
· Direção;
· Controlo;
· Gestão do projeto.