Princípios Básicos de Gestão

Objetivos

·         Identificar e reconhecer as especificidades das questões relacionadas com a gestão da investigação clínica;

·         Desenvolver e aplicar competências de gestão estratégica e operacional à gestão da investigação clínica;

·         Identificar e utilizar os principais conceitos, metodologias e técnicas da planificação, gestão e avaliação de projetos na gestão da investigação clínica;

·         Cumprir as boas práticas clínicas, no planeamento, organização, execução, avaliação e controlo da execução de projetos no contexto da investigação clínica;

·         Integrar os sistemas da gestão da qualidade na gestão dos projetos de investigação clínica.

Caracterização geral

Código

191001

Créditos

6

Professor responsável

Prof.ª Doutora Nina Katarzyna Szczygiel (UA)

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português ou Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

·         Aaalst, W. v. d. and Hee, K. v. (2009). Gestão de Workflows. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

·         Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C. and Cabral-Cardoso, C. (2014). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: RH Editora.

·         Ferreira, M.P, Santos, J.C, Reis, N. and Marques, T. (2010). Gestão Empresarial: Lidel-Edições Técnicas.

·         Lientz, B.P. and Rea, P. (2002). Project Management for the 21th Century: Academic Press, 3rd Ed.

·         Maçães, M. A. R. (2015). Manual de Gestão Moderna - Teoria e Prática: Atual Editora.

·         Newell, M. and Grashina, M. (2003). The Project Management Question and Answer Book: AMACOM.

·         Osterwalder, A. e Pigneur, Y. (2010). Criar Modelos de Negócio: Dom Quixote.

·         Teixeira, S. (2013). Gestão das Organizações. Lisboa: Escolar Editora.

·         Van der Berg, G. e Pietersma, P.  (2015). Os Principais Modelos de Gestão: Atual Editora.

Método de ensino

As aulas serão teórico-práticas, integrando uma componente expositiva e uma componente interativa, dirigidas a pequenos grupos.

As sessões serão modulares, suportadas por elementos convencionais e multimédia. Haverá também discussão de casos práticos e análise e discussão de artigos científicos em grupo.

Método de avaliação

Trabalho individual (50%): apresentação e discussão de um artigo.

Trabalho de grupo (50%): apresentação e discussão de um caso prático/tema relacionado com os conteúdos da unidade curricular, aplicado ao contexto da investigação clínica, podendo ser uma situação paradoxal, contraditória, que desaie o senso comum e estimule o espírito crítico dos alunos. Este elemento compreende a entrega de um relatório escrito.

Conteúdo

·         Funções básicas de gestão;

·         Enquadramento;

·         Planeamento;

·         Organização;

·         Direção;

·         Controlo;

·         Gestão do projeto.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: