Epidemiologia e Métodos em Investigação Clínica
Objetivos
A epidemiologia e os conceitos básicos sobre metodologias de investigação clínica são componentes essenciais do conhecimento e fundamentais para quem desenvolve atividade de gestão da investigação clínica. Com esta Unidade Curricular pretendemos lançar as bases para que os alunos compreendam os métodos epidemiológicos e de investigação que servem de suporte aos projetos de investigação e de intervenção, aumentar os seus conhecimentos e a sua capacidade crítica em relação aos resultados de investigação publicada e disponível, torná-los autónomos na compreensão de questões científicas, reconhecer as limitações da evidência em que se baseiam muitos procedimentos, reforçar o gosto pela curiosidade, estudo e conhecimento.
Caracterização geral
Código
191002
Créditos
6
Professor responsável
Prof.ª Doutora Ana Maria Ferreira Rodrigues (FCM|NMS)
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português ou Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
· Kenneth Rothman, Epidemiology: An Introduction. 2ªEdição. Oxford University Press, 2012.
· Robert Fletcher, Clinical Epidemiology. 5ªEdição. Lippincott Williams & Wilkins, 2012.
· Programa estatístico STATA.
Método de ensino
A UC pressupõe o recurso a um total 128 horas: 42 horas de contacto e 86 horas de pesquisa, estudo individual e desenvolvimento / acompanhamento de um projeto.
As 42 horas de contacto são distribuídas em aulas teóricas (14 horas) e teórico-práticas (28 horas).
Método de avaliação
· Avaliação contínua baseada na assiduidade e na participação nas aulas T e TP (20%);
· Exame final (50%);
· Relatório e apresentação oral onde o aluno demonstra que compreendeu os objectivos do projeto e os métodos utilizados e que icou familiarizado com o processo de investigação (30%).
Conteúdo
Aulas Teóricas
Apresentação e objetivos da UC; O que é a epidemiologia e a epidemiologia clínica; Variáveis dependentes e variáveis independentes; Outcomes measures e Medidas de Associação; Testes e modelos estatísticos; Confundidores, Bias, Efeito modificador, Interação, Colinearidade; Desenho, implementação e condução de estudos de investigação; Estudos observacionais; Estudos de Intervenção; Instrumentos e escalas; Revisão sistematizada da literatura; Meta-análises; Dimensão da amostra e poder do estudo; Ética na investigação humana.
Aulas Teórico-Práticas
Prática de STATA; Avaliação e discussão de artigos científicos; como fazer uma apresentação; Avaliação de projetos científicos; Seminários variados sobre epidemiologia e investigação clínica aplicada a algumas doenças e condições específicas.
Para além das 42h horas de contacto, os alunos deverão desenvolver ou participar/acompanhar um projeto observacional ou experimental na área da epidemiologia/investigação clínica.