Estatística Aplicada em Investigação Clínica

Objetivos

Os estudantes devem ser capazes de:

1. Planear estudos clínicos, identificar a análise estatística adequada e calcular a dimensão da amostra adequada;

2. Conduzir uma revisão sistemática;

3. Executar e interpretar metaanálise;

4. Estimar efeitos e realizar testes de hipóteses adequado para avaliar o significado estatístico de diferentes tipos de efeitos;

5. Usar modelos de previsão de efeitos;

6. Discutir e avaliar a adequabilidade dos diferentes métodos estatísticos;

7. Efetuar análise crítica e interpretar resultados de metodologias estatísticas presentes em documentos científicos em contextos clínicos.

Caracterização geral

Código

191004

Créditos

6

Professor responsável

Prof.ª Doutora Maria da Conceição Lopes Costa (UA)

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português ou Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

·         Borenstein, M., Hedges, L.V., Higgins, J.P.T., and Rothstein, H.R. (2009). Introduction to Meta-Analysis. NJ: Wiley.

·         Chow, S.C., Shao, J., and Wang, H. (2003). Sample size calculations in clinical research. Boca Raton: Taylor & Francis.

·         Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

·         Cox, D.R. (1972). Regression Models and LifeTables. Journal of the Royal Statistical Society. Series B (Methodological), Vol. 34, No. 2. , pp. 187220.

·         Hosmer, D.W. and Lemeshow S. (2004). Applied Logistic Regression. NJ: John Wiley and Sons.

·         Kleinbaum, D.G. and Klein, M. (2005). Survival Analysis: a Selflearning text. Berlin: Springer.

·         Rosner, B. (2011). Fundamentals of Biostatistics. Boston: Brooks/Cole Cengage Learning.

Método de ensino

Nos seminários são apresentados os conteúdos do programa e nas horas de contacto TP os conceitos são ilustrados através de exercícios e resolução de problemas. A UC integra uma componente TP, em que são explorados estudos e métodos estatísticos usados no contexto de investigação clínica, incorporando discussão crítica da aplicação dos conteúdos programáticos em trabalhos publicados pela comunidade científica. Materiais de apoio na página da disciplina (moodle).

Método de avaliação

A avaliação é realizada das seguintes opções:

1. Análise crítica de um artigo que contenha análise estatística de associações;

2. Trabalho planeamento estatístico de um estudo real/hipotético;

3. Análise de dados usando regressão (linear, logística, Cox);

4. Reprodução/Elaboração/Atualização de um estudo meta-analítico.

Conteúdo

1. Conceitos básicos de estatística e análise exploratória de dados;

2. Desenhos experimentais e análise da potência;

3. Revisão sistemática e meta-análise;

4. Modelos de previsão e análise de sobrevivência.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: