Gestão da Qualidade em Saúde
Objetivos
A unidade curricular, Gestão da Qualidade em Saúde visa aquisição de competências e conhecimentos dos estudantes que lhes permitam:
1. Reconhecer as tipologias de gestão financeira e identificar problemas atuais do financiamento e da prestação de cuidados de saúde.
2. Identificar as necessidades de gestão da qualidade em saúde, dimensões da qualidade e sua medição, indicadores e padrões de qualidade.
3. Identificar as práticas de enfoque no utente: recolha de informação sobre necessidades e satisfação, gestão das reclamações, customer relationship management.
4. Identificar os referenciais normativos de qualidade e a metodologia de acreditação e certificação.
5. Identificar o papel da auditoria, nos serviços de saúde.
6. Desenvolver a capacidade de autoaprendizagem, pesquisa e escolha de informação adequada.
7. Demonstrar capacidades adequadas de síntese e comunicação.
Caracterização geral
Código
191007
Créditos
6
Professor responsável
Prof.ª Doutora Maria Teresa Ferreira Herdeiro (UA)
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português ou Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
· Comparative health knowledge system. Healthcare Accreditation and Quality Unit. (2006). Programa de Acreditação Internacional.
· Decreto-Lei n.º 71/2012 de 21 de março do Ministério da Economia e do Emprego. Diário da República: I série: No 58. (2012).
· Despacho n.º 5613/2015, Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde.
· DGS. (2009) Departamento de Qualidade em Saúde. Programa Nacional de Acreditação em Saúde.
· DGS. (2016), Plano Nacional de Saúde Revisão e Extensão a 2020. Disponível em http://pns.dgs.pt/.
· JOINT COMISSION INTERNATIONAL. (2008). Joint Commission International Accreditation Standards for Hospitals. Illinois.
· Simões, J. (2004). Retrato Político da Saúde - dependência do percurso e inovação em saúde: da ideologia ao desempenho. Braga: Almedina.
Método de ensino
Método de avaliação
Avaliação discreta: 70%(prova escrita, duas frequências) + 30% (apresentação e discussão do trabalho de grupo).
Conteúdo
1. Qualidade em Saúde. Promoção da Qualidade em Saúde. Governação integrada.
2. Economia da saúde, financiamento do sistema de saúde.
3. Enquadramento legal da gestão em saúde, organização e administração das organizações de saúde.
4. Gestão da qualidade em saúde, evolução histórica
5. Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde.
6. Princípios gerais de melhoria da qualidade, indicadores de qualidade em saúde.
7. Qualidade e segurança do doente: patient safety, conceito de gestão do risco: risco clínico e não clínico.
8. Os processos de certificação e acreditação.
9. Auditorias internas e externas.