Gestão da Qualidade em Saúde

Objetivos

A unidade curricular, Gestão da Qualidade em Saúde visa aquisição de competências e conhecimentos dos estudantes que lhes permitam:

1. Reconhecer as tipologias de gestão financeira e identificar problemas atuais do financiamento e da prestação de cuidados de saúde.

2. Identificar as necessidades de gestão da qualidade em saúde, dimensões da qualidade e sua medição, indicadores e padrões de qualidade.

3. Identificar as práticas de enfoque no utente: recolha de informação sobre necessidades e satisfação, gestão das reclamações, customer relationship management.

4. Identificar os referenciais normativos de qualidade e a metodologia de acreditação e certificação.

5. Identificar o papel da auditoria, nos serviços de saúde.

6. Desenvolver a capacidade de autoaprendizagem, pesquisa e escolha de informação adequada.

7. Demonstrar capacidades adequadas de síntese e comunicação.

Caracterização geral

Código

191007

Créditos

6

Professor responsável

Prof.ª Doutora Maria Teresa Ferreira Herdeiro (UA)

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português ou Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

·         Comparative health knowledge system. Healthcare Accreditation and Quality Unit. (2006). Programa de Acreditação Internacional.

·         Decreto-Lei n.º 71/2012 de 21 de março do Ministério da Economia e do Emprego. Diário da República: I série: No 58. (2012).

·         Despacho n.º 5613/2015, Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde.

·         DGS. (2009) Departamento de Qualidade em Saúde. – Programa Nacional de Acreditação em Saúde.

·         DGS. (2016), Plano Nacional de Saúde Revisão e Extensão a 2020. Disponível em http://pns.dgs.pt/.

·         JOINT COMISSION INTERNATIONAL. (2008). Joint Commission International Accreditation Standards for Hospitals. Illinois.

·         Simões, J. (2004). Retrato Político da Saúde - dependência do percurso e inovação em saúde: da ideologia ao desempenho. Braga: Almedina.

Método de ensino

A metodologia de ensino e aprendizagem procura que os estudantes atinjam os objetivos propostos para a unidade curricular. Desta forma, a formação dos estudantes assenta em 2 componentes: seminários, usando uma metodologia demonstrativa, expositiva e componente teórico-prática com apresentação, pesquisa, elaboração e discussão de trabalho de grupo.

Método de avaliação

Avaliação discreta: 70%(prova escrita, duas frequências) + 30% (apresentação e discussão do trabalho de grupo).

Conteúdo

1. Qualidade em Saúde. Promoção da Qualidade em Saúde. Governação integrada.

2. Economia da saúde, financiamento do sistema de saúde.

3. Enquadramento legal da gestão em saúde, organização e administração das organizações de saúde.

4. Gestão da qualidade em saúde, evolução histórica

5. Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde.

6. Princípios gerais de melhoria da qualidade, indicadores de qualidade em saúde.

7. Qualidade e segurança do doente: “patient safety”, conceito de gestão do risco: risco clínico e não clínico.

8. Os processos de certificação e acreditação.

9. Auditorias internas e externas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: