Biobancos e Gestão de Amostras Biológicas

Objetivos

Esta UC foca na relevância dos biobancos como uma infraestrutura fundamental de apoio à investigação clínica. No final da UC o estudante deve ser capaz de:

1- Reconhecer os aspetos éticos, legais e sociais no âmbito da implementação e funcionamento do biobanco.

2- Descrever metodologias de processamento e monitorização de qualidade de amostras no biobanco.

3- Identificar sistemas de gestão e organização de dados no contexto do biobanco.

4- Desenvolver um modelo de negócios para um biobanco.

5 - Contextualizar biobancos na investigação clínica.

Caracterização geral

Código

191008

Créditos

6

Professor responsável

Prof.ª Doutora Ana Gabriela da Silva Cavaleiro Henriques (UA)

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português ou Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

·         Karimi-Busheri F. (2015). Biobanking in the 21st Century. Springer. ISBN 978-3-319-20579-3.

·         Dilllner J. (2011) Methods in Biobanking. Humana Press. ISBN 978-1-59745-423-0.

·         Solbakk J.H., Holm S. and Hofmann B (2009). The Ethics of Research Biobanking. Springer. ISBN 978-0-387-93871-4.

·         Biobanks for Europe – A challenge for governance. European Comission (2012).

·         Lei n.o 5/2008 de 12 de Fevereiro e Lei n.o 12/2005.

·         OECD Guidelines on Human Biobanks and Genetic Research Databases (2009).

·         Karimi-Busheri F. (2015). Biobanking in the 21st Century. Springer. ISBN 978-3-319-20579-3.

·         Dilllner J. (2011) Methods in Biobanking. Humana Press. ISBN 978-1-59745-423-0.

·         Solbakk J.H., Holm S. and Hofmann B (2009). The Ethics of Research Biobanking. Springer. ISBN 978-0-387-93871-4.

·         Biobanks for Europe – A challenge for governance. European Comission (2012).

·         Lei n.o 5/2008 de 12 de Fevereiro e Lei n.o 12/2005.

·         OECD Guidelines on Human Biobanks and Genetic Research Databases (2009).

Método de ensino

A metodologia adotada pretende motivar o aluno no processo de aprendizagem, promovendo a sua capacidade de pesquisa autónoma bem como o pensamento crítico. Vários métodos serão utilizados, nomeadamente as aulas expositivas que fornecem as bases para explorar conteúdos adicionais, independentemente do background do aluno. Algumas aulas poderão ser lecionadas via e-learning. Especialistas nos diferentes tópicos serão convidados sempre que possível para uma palestra. A realização de trabalhos individuais e/ou de grupo, a discussão de tópicos relevantes e análise crítica de artigos e/ou casos práticos/problemas, orientadas pelo docente, permitem a aquisição e integração de conhecimentos relacionados com a temática. Os conteúdos apresentados e conhecimentos apreendidos serão também aplicados na elaboração de um plano de desenvolvimento de um biobanco.

Método de avaliação

A avaliação da UC é do tipo discreta, compreendendo 3 momentos de avaliação. O conhecimento adquirido bem como a capacidade de análise e integração da informação aprendida será avaliada em teste escrito (50%), apresentação de artigos, trabalhos de grupo e/ou resolução de casos práticos/problemas (25%) e do plano de negócios do biobanco (25%).

Conteúdo

A disciplina será lecionada de modo integrado abordando os seguintes tópicos:

I – Biobancos: enquadramento ético, legal e social.

II- Consentimento informado e privacidade dos participantes.

III- Processamento de amostras biológicas: da “amostra-ao-congelamento”.

IV– Estandardização e gestão da qualidade no biobanco .

V - Sistemas de gestão de amostras e dados clínicos no biobanco.

VI – Custos e sustentabilidade de biobancos.

VII- Planeamento de um biobanco: organização e Infraestruturas.

VIII -  Planeamento de um biobanco: modelo de negócios Canvas.

IX– Biobancos como recurso na investigação clinica: casos práticos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: