Nutrição no Ciclo de Vida
Objetivos
a) Adquirir conhecimentos sobre as principais fases do ciclo de vida humana e reconhecer a importância da alimentação e nutrição durante o ciclo de vida;
b) Compreender e identificar as necessidades nutricionais, recomendações nutricionais e alimentares nas diferentes etapas do ciclo de vida;
c) Adquirir conhecimentos e desenvolver competências ao nível da alimentação e nutrição na saúde reprodutiva, na gravidez e na lactação, reconhecendo os efeitos de programação nutricional metabólica e impacto transgeracional da nutrição;
d) Adquirir conhecimentos sobre desenvolvimento infantil e competências ao nível da alimentação e nutrição nas diferentes etapas da infância;
e) Adquirir conhecimentos sobre a adolescência e necessidades nutricionais específicas desta fase, bem como compreender os desafios na promoção de hábitos de estilo de vida saudáveis na adolescência, reconhecendo a importância da alimentação e nutrição na saúde reprodutiva do adolescente e nos efeitos transgeracionais para futuras gerações;
f) Adquirir conhecimentos sobre alimentação e nutrição na vida adulta e desenvolver competências de aconselhamento nutricional específico para o adulto;
g) Adquirir conhecimentos sobre as necessidades nutricionais e prática de exercício físico ao longo do ciclo vital, bem como desenvolver competências nutricionais para atletas, desde a infância até à idade adulta;
h) Compreender o processo de envelhecimento e conhecer as necessidades nutricionais específicas do idoso.
Caracterização geral
Código
44003
Créditos
5.5
Professor responsável
Professora Doutora Catarina Durão
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
· Cox JT, Carney VH. Nutrition for Reproductive Health and Lactation. In: Mahan LK, Raymond JL, editors. 14th edition. Krauses Food & The Nutrition Care Process, 2017. p. 239-99.
· McKean KN, Mazon MO. Nutrition in Infancy. In: Mahan LK, Raymond JL, editors. 14th edition. Krauses Food & The Nutrition Care Process, 2017. p. 300-13.
· Ogata B, Lucas BL. Nutrition in Childhood. In: Mahan LK, Raymond JL, editors. 14th edition. Krauses Food & The Nutrition Care Process, 2017. p. 314-30.
· Larson N, Stang JS. Nutrition in Adolescence. In: Mahan LK, Raymond JL, editors. 14th edition. Krauses Food & The Nutrition Care Process, 2017. p. 331-51.
· Dodd JL. Nutrition in the Adult Years. In: Mahan LK, Raymond JL, editors. 14th edition. Krauses Food & The Nutrition Care Process, 2017. p. 352-66.
· Wellman NS, Kamp BJ. Nutrition in Aging. In: Mahan LK, Raymond JL, editors. 14th edition. Krauses Food & The Nutrition Care Process, 2017. p. 367-81.
Método de ensino
As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem. As aulas teóricas oferecem uma exposição detalhada e completa dos conteúdos programáticos e alargam o espírito crítico do aluno face às matérias apresentadas. O trabalho individual visa fomentar a pesquisa de literatura atual, a sua análise crítica e aquisição de conhecimentos específicos sobre alimentação e nutrição numa etapa particular do ciclo de vida.
O ensino teórico proporciona a aquisição e aplicação teórica de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades e a motivação necessária ao cumprimento dos objetivos pedagógicos da unidade curricular. A avaliação da aprendizagem e do ensino são implementadas de forma a permitir a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos da unidade curricular, constituindo um importante meio de aferição visando a sua melhoria contínua.
Método de avaliação
Aulas teóricas de carácter expositivo.
A avaliação será feita tendo em conta os seguintes parâmetros:
- Realização de um trabalho escrito individual, baseado em revisão da literatura mais atual, sobre alimentação e nutrição numa etapa particular do ciclo de vida (100 %).
Ficam aprovados os alunos com nota igual ou superior a 9,5 valores. Existem duas épocas de avaliação. A 2ª época de avaliação apenas será realizada se requerida pelos alunos, e mediante acordo com o regente.
Conteúdo
I. O ciclo de vida e a importância dos primeiros 1111 dias de vida
O ciclo de vida humana
Conceito dos primeiros 1111 dias
Programação nutricional metabólica
Efeitos transgeracionais da nutrição
II. Necessidades nutricionais, recomendações nutricionais e recomendações alimentares
Conceitos
Processo de desenvolvimento de recomendações
Recomendações nutricionais
Recomendações alimentares
III. Alimentação e Nutrição na saúde reprodutiva
Alimentação e Nutrição na preconceção e fertilidade
Alimentação e Nutrição na gravidez
Alimentação na lactação
IV. Crescimento, desenvolvimento, necessidades nutricionais e recomendações alimentares e nutricionais na infância
Primeiro ano
Segundo e terceiro anos de idade
Idade pré-escolar
Idade escolar
V. Alimentação e nutrição na adolescência
Desafios da promoção de estilo de vida saudável na adolescência
Necessidades nutricionais, recomendações nutricionais, recomendações alimentares
Importância da alimentação e nutrição na adolescência para a saúde reprodutiva e saúde das futuras gerações
VI. Alimentação e nutrição na idade adulta
Necessidades nutricionais, recomendações nutricionais, recomendações alimentares
VII. Exercício físico no ciclo de vida:
Na criança
No adolescente
No adulto
Na grávida e lactante
No idoso
O Atleta: necessidades nutricionais especificas da infância à vida adulta
VIII. Alimentação e nutrição no idoso
O processo de envelhecimento
Necessidades nutricionais, recomendações nutricionais, recomendações alimentares
Desafios na promoção de um estilo de vida saudável durante o envelhecimento