Leitura Critica da Literatura Científica nas Ciências da Nutrição
Objetivos
No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de compreender as diferentes etapas que a leitura crítica envolve. Deverão ser capazes de:
a) considerar e avaliar cuidadosamente o texto a rever;
b) identificar os seus pontos fortes e as suas implicações;
c) identificar os seus pontos fracos e as suas falhas;
d) decidir como é que a sua interpretação se enquadra no contexto geral (à luz da evidência apresentada noutros livros e artigos sobre o mesmo tópico).
Caracterização geral
Código
44006
Créditos
5.5
Professor responsável
Professora Doutora Cláudia Marques
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
· Allen, M. (2004). Smart thinking: Skills for critical understanding and writing. (2nd ed.). Melbourne, Australia: Oxford UP.
· Flage, D. (2003). The art of questioning: An introduction to critical thinking. Upper Saddle River, NJ: Pearson Education.
· Groarke, L. A. & Tindale, C. W. (2004). Good reasoning matters! A constructive approach to critical thinking (3rd ed.). Don Mills, Canada: Oxford University Press.
· Metcalfe, M. (2006). Reading critically at university. London, England: Sage.
Método de ensino
As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem. As aulas teórico-práticas oferecem uma exposição detalhada e completa dos conteúdos programáticos e alargam o espirito crítico do aluno face às matérias apresentadas. O trabalho final visa avaliar a totalidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas teórico-práticas, que são conhecimentos base muito importantes para a aprendizagem de muitos tópicos que serão desenvolvidos ao longo do mestrado em Nutrição Humana e Metabolismo.
A avaliação da aprendizagem e do ensino são implementadas de forma a permitir a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos da unidade curricular, constituindo um importante meio de aferição visando a sua melhoria contínua.
Método de avaliação
A avaliação será feita tendo em conta os seguintes parâmetros:
- Revisão de um artigo cientíico com recurso a uma grelha de avaliação (100 %).
icam aprovados os alunos com nota igual ou superior a 10 (0 20) valores. Existem duas épocas de avaliação. A 2ª época de avaliação apenas será realizada se requerida pelos alunos, e mediante acordo com o regente.
Conteúdo
1. Leitura Crítica
O que é a Leitura Crítica?
Porque é necessária?
2. Estratégias para a Leitura Crítica
Quem é o autor/fonte? O autor/fonte é credível? Quais são os objetivos do autor?
A informação é relevante para o contexto?
Quais são as conclusões dos autores?
Os autores apresentam suporte adequado para as suas conclusões?
Que questões está o autor a tentar dar resposta?
Quais são os pressupostos subjacentes do autor? Esses pressupostos estão corretos?
Aplicar a Leitura Crítica à Literatura Atual