Metodologias de Investigação em Nutrição

Objetivos

Nesta UC os estudantes tomam contacto com o método científico e com as várias opções de modelos experimentais em ciências da vida/saúde. Devem ser capazes de:

(a) identificar e decidir, de acordo com a questão/hipótese em causa, qual o melhor modelo a utilizar para um dado estudo;

(b) conhecer as técnicas laboratoriais dos modelos, regras de ética, vantagens e limitações;

(c) conhecer as diferentes metodologias de bioestatística utilizadas na investigação científica;

(d) reconhecer as diferentes etapas num ensaio clínico de translação.

 

Caracterização geral

Código

44009

Créditos

4

Professor responsável

Professor Doutor João Araújo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

·        Julie A. Lovegrove (Editor), Leanne Hodson (Editor), Sangita Sharma (Editor), Susan A.

·        Lanham-New (Editor). (2015). Wiley-Blackwell Nutrition Research Methodologies

·        Publicações cientificas atuais

Método de ensino

Os objetivos de aprendizagem da UC requerem uma metodologia de ensino que respeite a proximidade regular com o trabalho e progresso dos estudantes, o respeito pela diversidade das abordagens e a consideração da singularidade dos casos individuais e os traga para a linha da frente do processo de ensino-aprendizagem.

As aulas teórico-práticas irão conjugar a exposição de conteúdos teóricos com apresentação de casos e resolução de problemas. A avaliação consiste na escrita de um pequeno ensaio (individualmente), onde será avaliada a capacidade do aluno apresentar respostas fundamentadas de desenho de estudos experimentais após apresentação de um problema (100%).

Método de avaliação

 A avaliação consiste na escrita de um pequeno ensaio (individualmente), onde será avaliada a capacidade do aluno apresentar respostas fundamentadas de desenho de estudos experimentais após apresentação de um problema (100%).

Conteúdo

Módulo 1

Modelos celulares, teciduais e animais – requisitos, vantagens e desvantagens. Modelos animais usados para o estudo de doenças metabólicas.

Estudos epidemiológicos: coorte, caso-controlo, prospectivo, retrospectivo, transversal, ecológico e de hipóteses. Viés e confundidores.

 

Módulo 2

Bioestatística e metodologias de investigação. Medidas de associação: odds ratio e risco relativo.

 

Módulo 3

Apresentação e discussão da Lei de Investigação Clínica. Particularidades em estudos clínicos de Nutrição.

Regulamentação europeia para alegações nutricionais e de saúde.

Desenho de estudos clínicos em nutrição: leges artis. Estudos de intervenção: noções gerais.

Particularidades éticas e deontológicas dos estudos clínicos.

Registo do estudo clínico e documentos necessários para a sua aprovação por Comissão de Ética.

Estudos clínicos e Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Noções básicas para a elaboração de um projeto científico.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: