Projecto de Dissertação
Objetivos
Pretende-se com esta UC que os estudantes sejam capazes de: a) desenhar um projeto de investigação; b) demonstrar capacidade reflexiva e argumentativa; c) construir textos escritos seguindo guidelines e regras éticas vigentes no meio científico; d) escolher, e fundamentar as suas escolhas, por um protocolo experimental adequado aos objetivos; e) trabalhar em equipa multidisciplinar de forma a desenhar projetos realísticos e em abordagens holísticas; f) comunicar, oralmente e por escrito, e disseminar ciência entre pares e para os parceiros não científicos, tais como meios de comunicação social, indústria farmacéutica e alimentar.
A investigação daqui resultante deverá pautar-se por critérios de originalidade e rigor científico. A um nível mais transversal, deverá ainda: (1) contribuir para alargar os limites do corpus de saberes relativos ao domínio específico em causa, (2) contribuir para aumentar a qualidade dos contextos profissionais e académicos nos quais ela se desenvolve.
Caracterização geral
Código
44010
Créditos
5.5
Professor responsável
Professor Doutor André Rosário
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
· Day, R.A. and Gastel, B. (2012). How to Write & Publish a Scientific Paper. Cambridge, UK: Cambridge University Press. ISBN: 031333040
· Blum, D.; Knudson, M. and Henig,R. M. (2006). Field Guide for Science Writers: The Official Guide of the National Association of Science Writers. Oxford, UK: Oxford University Press. ISBN 0-19-517498-4
· Anholt, R. (2006). Dazzleem with Style: the Art of Oral Scientific Presentation. London, UK: Elsevier Academic Press. ISBN: 0-12-369452-3
· Druker, P. F. (2005). Managing oneself. Harvard, USA: Harvard Business Press. ISBN: 978-1-4221-2312-6
Método de ensino
Os métodos de ensino, combinando exposição e aulas teóricas da responsabilidade do docente e apresentação de textos e de temas de investigação por parte dos estudantes, permitem que estes desenvolvam o seu próprio trajeto pessoal de aprendizagem das metodologias de investigação, através da discussão de textos e do incentivo à reflexão e à escrita.
Em estreita complementaridade com as restantes propostas curriculares do curso, em particular com a unidade curricular de dissertação, esta unidade tem por finalidade contribuir para que os estudantes adquiram um conjunto de competências que os tornem aptos a conceber e desenvolver, com um elevado grau de autonomia, um projeto de investigação tendo em vista a obtenção do respetivo grau académico.
Método de avaliação
Desenvolvem-se um conjunto de atividades cientíico-pedagógicas, que apontam para consolidar as competências dos estudantes a partir da realização de sessões de debate e reflexivas de aprendizagem. Há assuntos que são debatidos oralmente e registados por escrito, sempre à luz dos diferentes projetos de investigação que os estudantes vão desenvolvendo ao longo da UC, para isso:
· Apresentam-se e discutem-se temas.
· Estudo de casos e exercícios; com recurso a computador.
· Acompanhamento do planeamento de um projeto de investigação.
· Utilização de Software especiico: EndNote.
A avaliação será o resultado do trabalho apresentado como projeto de investigação, valorizando-se quer o conteúdo do projeto, forma como também a capacidade de discussão com o docente tutor, e ainda a forma como é capaz de argumentar as suas escolhas (100%). icam aprovados os alunos com nota igual ou superior a 10 (0 a 20) valores.
Conteúdo
Módulo 1
Conceitos gerais sobre estrutura e gestão de projetos científicos de translação em áreas prioritárias da Nutrição Humana
Módulo 2
Redes internacionais de ensaios clínicos
Redes nacionais e internacionais de investigação em nutrição clínica
Módulo 3
Estratégias de comunicação em ciência, escrita e oral
Módulo 4
Liderança em projetos
Módulo 5
Reflexão e investigação em Prática de Gestão de Projetos
Introdução ao processo de investigação
Ética em investigação clínica
Pensamento crítico e reflexão crítica
Construção de uma revisão crítica da literatura
Desenho e gestão de investigação robusta
Módulo 6
Case studies e desenho do projeto de estágio